A toma de remédios via oral, como Dipirona e Paracetamol é uma possibilidade para os momentos de maior dor, mas não é indicado tomar mais de 1g por dia, por mais de 5 dias. Caso haja essa necessidade o médico deve ser consultado.
Se recomendado pelo obstetra, praticar exercícios físicos leves (como caminhada, pilates, natação e hidroginástica) pode aliviar – e muito – a dor nas costas na gravidez, porque fortalecem os músculos e aliviam a pressão no local.
Normalmente, as dores aparecem no segundo e terceiro trimestres da gestação e causam muito desconforto para dormir ou caminhar. As dores nas costas não trazem riscos para o bebê e algumas medidas cotidianas simples podem ajudar a reduzir o problema sem o uso de medicamentos.
O paracetamol (Dôrico®, Tylenol®) é o analgésico de escolha durante a gravidez, evitando-se sempre o uso de altas doses, pelo potencial hepatotóxico (1).
O Dorflex é um analgésico e relaxante muscular, indicado para aliviar dores como, contratura muscular excessiva, dor de cabeça tensional e dor muscular nas costas e lombar. Seus princípios ativos são dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina, cafeína anidra.
Salicilato de Metila + Cânfora + Mentol + Timol pode ser utilizado durante a gravidez e amamentação.
Dorflex está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, crianças com menos de 12 anos de idade, pacientes com glaucoma, obstrução pilórica ou duodenal, acalasia no esôfago, úlcera péptica estenosante, hipertrofia prostática ou obstrução do colo da bexiga, a pacientes com miastenia grave, doenças metabólicas ...
A dipirona também está na lista de analgésicos permitidos durante a gravidez. No entanto, esse remédio só pode ser utilizado se a mulher estiver entre o 4º e o 6º mês de gestação, sendo contraindicado no primeiro e no último trimestre da gravidez.
No geral, a dor de cabeça é só um sintoma chatinho da gravidez, mas ainda assim é preciso acompanhar com cuidado. É que Zlotnik explica que a dor associada a outros sintomas, como pressão alta, enjoo e alterações visuais, podem ser sinal de pré-eclâmpsia –pressão arterial elevada na gestante.
Confira como aliviar a enxaqueca na gravidez!
É comum sentir dores de cabeça ou até enxaqueca na gravidez. Entretanto, é preciso ficar atenta aos sinais dessas dores. A Pré-Eclâmpsia é a principal causa de morte entre mulheres grávidas no Brasil.
Por que a Enxaqueca na Gravidez Acontece? As dores de cabeça ou enxaqueca na gravidez são mais fortes no primeiro trimestre da gestação e podem vir acompanhada de náuseas e vômitos. Isto acontece por causa das alterações hormonais e o motivo é que o nível baixo de estrogênio favorece o aparecimento das dores de cabeça.
Os remédios para enxaqueca como Sumax, Cefaliv, Cefalium, Aspirina ou paracetamol, podem ser usados para cessar um momento de crise. Estes remédios atuam bloqueando a dor ou reduzindo a dilatação dos vasos sanguíneos, controlando assim os sintomas da enxaqueca, mas só devem ser usados sob indicação médica.
Enxaqueca: dicas simples que fazem toda diferença para alivia-la
Algumas dicas para ajudar a aliviar a dor de cabeça sem que seja necessário tomar remédios são: