Tabelas de Vitaminas
As vitaminas, classificadas como lipossolúveis ou hidrossolúveis, são partes de enzimas ou de outras substâncias orgânicas, essenciais ao funcionamento celular normal. As vitaminas lipossolúveis incluem as vitaminas A, D, E e K. A bile é necessária para a absorção das vitaminas lipossolúveis.
Vitaminas lipossolúveis
Vitaminas são elementos indispensáveis à vida
As vitaminas são tradicionalmente classificadas em dois grandes grupos: o das vitaminas hidrossolúveis e o das vitaminas lipossolúveis. Essa classificação leva em consideração a sua solubilidade, não estando relacionada, por exemplo, com a função que elas desempenham no nosso organismo.
Vitaminas lipossolúveis
Conheça algumas vitaminas e os alimentos que são fontes desses importantes nutrientes:
As principais fontes de vitaminas são as frutas, verduras, legumes, carne, leite, ovos e cereais. A carência parcial de vitaminas é chamada de hipovitaminose, enquanto que o excesso de ingestão de vitaminas é denominado hipervitaminose. Avitaminose é a carência extrema ou total de vitaminais.
Confira as 7 principais fontes de proteína existentes na natureza...
Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.
Os grãos pretos e os de coloração bege com listras marrons da variedade carioca, apresentam maior concentração de proteína e o seu consumo contribui para a redução do colesterol e para a diminuição de doenças cardiovasculares.
"Na ordem de maior quantidade de proteínas, no grupo dos vegetais, destaco o espinafre, a couve, brócolis, couve-flor, salsa e repolho. Eles são excelentes fontes de proteínas vegetais, sendo opções saudáveis e acessíveis pra incluir na alimentação.
Alimentos permitidos
O que comer na dieta da proteína magra Após 2 semanas do início da dieta pode-se comer frutas, como por exemplo: melão, melancia, abacate, manga, mamão e limão.
Exagerar na quantidade diária de proteínas, em longo prazo, pode sobrecarregar as funções dos fígados e rins e trazer problemas nesses órgãos. Na contramão, comer pouco do nutriente também não trará grandes efeitos.
Duas fontes concentradas de proteína A combinação de duas fontes concentradas de proteína na mesma refeição deve ser evitada. Proteínas concentradas levam muito tempo para se decompor, prejudicando a digestão e esgotando a energia do sistema.