Cenário ou Cenografia. É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história.
O cenógrafo projeta, coordena e cria a construção de cenários de produções diversas, como shows, peças de teatro, novelas, filmes, eventos e entretenimento como um todo. Entre suas funções, está idealizar e supervisionar a montagem de todos os ambientes da produção.
Significado de Cenografia Teatro Arte de projetar cenários para peças. A própria ambientação cênica projetada pelo cenógrafo: o ponto alto do espetáculo era a cenografia.
A arquitetura cenográfica une duas disciplinas artísticas diferentes para a construção de um ambiente que seja uma fotografia visual de alta qualidade do que se quer retratar. ... Já a cenografia é a arte de retratar certos tipos de cenários para que um determinado público reconheça um local, época ou mesmo uma sensação.
As características que diferenciam a cenografia da decoração começam com o fato de que a cenografia baseia-se na arte e também na técnica de uma representação em perspectiva, de modo que no teatro representa o ambiente em que a história da peça teatral se aplica.
Para se tornar um cenário mais "ambiental" no teatro, normalmente utilizamos árvores fakes, rio de mentira, tudo feito com materiais, por exemplo, isopor, papelão e etc.... Quem faz isso é o cenógrafo.
Um cenógrafo do teatro de rua se preocupa com as dimensões físicas daquele espaço, com um horizonte infinito para o olhar cheio de cores e informações. Além da circulação de transeuntes que podem ou não estar envolvidos na representação.