A concepção pluridimensional da sustentabilidade Para Sachs (1993, p. 25-27), o conceito de sustentabilidade apresenta cinco dimensões: social, econômica, ecológica, geográfica e cultural.
Conforme Guedes et al (2002), as dimensões propostas por Sachs são: a sustentabilidade ecológica (SEC); • a sustentabilidade espacial (SEP); • a sustentabilidade econômica (SE); • a sustentabilidade social (SS); e • a sustentabilidade cultural (SC).
De acordo com o estudo de Silva (1998), o ser cognoscente é colocado como objeto da psicopedagogia. Este ser é considerado como um ser pluridimensional, com uma dimensão racional, uma dimensão afetiva/ desiderativa e uma dimensão relacional, composta por dois aspectos: contextual e interpessoal.
A psicologia da Educação tem uma tripla dimensão: teórica ou explicativa, tecnológica ou projetiva, e técnica ou prática, que lhe confere um carácter aplicado e a impele a uma explicação, fundamentada e coerente, sobre esses processos de mudança.
Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.
Resposta:As quatros vertentes são: ambiental, econômica, social e cultural.
Com três pilares importantes, o econômico, o social e o ambiental, a sustentabilidade remete ao equilíbrio das três vertentes. ... Para ele, o conceito de sustentabilidade está baseado na parte social, econômica e ambiental.
Tipos de Sustentabilidade
Sustentabilidade cultural significa reconhecer e considerar a diversidade dos costumes e tradições de um povo, como sua língua, formas de produção agrícola, crenças, práticas de saúde. ... Na concepção do eco desenvolvimento, as culturas são tão respeitadas quanto às soluções encontradas para o uso dos ecossistemas.
Alguns autores referem-se à sustentabilidade espacial como a capacidade de promover o equilíbrio entre o meio rural e o urbano, a fim de evitar os impactos negativos da hiperurbanização, priorizando novas formas de civilização, alicerçadas no uso sustentável de recursos renováveis possíveis e, principalmente, ...