Resposta. O fermento biológico pode ser utilizado para diversos fins, de acordo com os interesses, como é o caso de tratamento de doenças, por meio de produtos da fermentação (alcóolica e lática).
Esses seres se alimentam de glicose, presente tanto na farinha quanto na massa do pão. A fermentação nada mais é do que o processo no qual as leveduras se alimentam da glicose e, como resultado dessa reação química nesses organismos, liberam gás carbônico. É exatamente por isso que o pão cresce.
Adicione o açúcar na água/leite, também na quantidade certa da receita. Mexa até dissolver. Isso irá fornecer um pouco de comida para os fungos, estimulando seu metabolismo. Despeje o fermento na água e misture até que os grânulos desapareçam.
Para substituir fermento fresco por fermento seco, você tem que dividir a quantidade de fermento na receita por 3, ou seja, use um terço de fermento seco, da quantidade habitual de fresco. Por exemplo: se a receita pede 30g de fermento fresco, substitua por 10g de fermento seco.
Esponja, na panificação, é o nome dado a uma primeira fermentação feita com o fermento, um pouco do açúcar, água e pouca farinha de trigo. ... Como é feita com pouca farinha o fermento consegue agir rapidamente, e cria bolhas de CO2 nessa massa, o que lembra a conhecida esponja.
Ingredientes
Como ativar o fermento fresco?
A geladeira é muito útil, já que um bom pão requer tempo de fermentação, mas, ao fermentá-lo na geladeira, a baixa temperatura, esse tempo não é o nosso tempo. Você não precisa se preocupar com nada. Pode deixar que o seu pão fermente enquanto você forme, e ficará muito bom.