- Evitar o uso de roupas apertadas, já que o atrito excessivo tende a piorar a doença; - Manter a pele sempre hidratada, preferencialmente com cremes que contenham ureia; - Em casos mais extensos e graves, microdermoabrasão, peelings químicos e até a isotretinoína oral podem ser indicados.
Alguns dos cremes mais recomendados pelos dermatologistas são: Cremes com ácido salicílico ou ureia, como Epydermy ou Eucerin, que removem as células mortas da pele, promovendo uma hidratação mais profunda da pele.
A principal causa da queratose é a hiperqueratose, ou seja, um acúmulo de queratina causado pelo excesso de produção dessa proteína na pele.
O mais indicado é fazer uma umectação capilar. O processo consiste em aplicar óleo vegetal puro nos cabelos secos, mecha por mecha (até mesmo na raiz) e deixar repousar por algumas horas (ou até durante o sono), lavando posteriormente e prosseguindo com os cuidados usuais.
Use o iogurte como hidratante: O iogurte contém ácido láctico, que diminui o ressecamento da pele e proporciona alívio de excesso de queratina. Passe de 3 a 4 colheres de iogurte sobre a área afetada, depois de 15 minutos retire o produto com água morna ou fria.
A queratina nada mais é do que uma proteína fibrosa naturalmente presente nos fios e composta por aminoácidos que têm como principais características a resistência, a elasticidade e a impermeabilidade à água. Por isso ela está presente não só nos cabelos mas também na pele e nas unhas.
É difícil de dissolver queratina porque ela contém dissulfureto de cisteína, o que significa que ela é capaz de formar pontes de dissulfureto. Estas pontes criam uma forma de hélice, que é extremamente forte, como átomos de enxofre para ligação entre si, criando uma matriz fibrosa que não é facilmente solúvel.
Quem quer uma coisa mais rápida, está liberado misturar a queratina líquida no creme de hidratação. A quantidade vai depender do tamanho do seu cabelo. O tempo de pausa pode ser menor (de 3 a 5 minutos) e, depois, é só enxaguar sem deixar nenhum resíduo do produto.
Então, quem tem o cabelo ondulado, cacheado ou crespo, pode investir na queratina capilar sem o risco de alterar o formato dos fios. A reposição de queratina é um tratamento reconstrutor que enriquece as madeixas com proteínas, o que é perfeito para as cacheadas.
Se o cabelo estiver muito danificado, elástico e frágil, a queratina pode ser usada, e a frequência de uso vai depender do estado do cabelo. De modo geral, a recomendação de uso é de 1 vez a cada 15 dias. Se o cabelo estiver em estado crítico, pode usar semanalmente, intercalando com hidratação/nutrição.
“Basta diluir 10 ml de queratina em água e deixar agir por 15 minutos, em média, e enxaguar em seguida. Lembrando que sempre após usá-la é bom hidratar o cabelo, pois ela pode deixar um aspecto de fios ásperos”, ensina Rafael.
Um dos jeitos mais comuns de usar a queratina líquida é borrifar o produto nos cabelos e, em seguida, fazer a hidratação nos fios. Mas, além do método tradicional, a queratina líquida pode ser usada de diferentes maneiras. Algumas borrifadas da queratina no pó descolorante protege as madeixas dos danos da coloração.
Tratamento Noturno Vizcaya Keratina Aplique nos cabelos secos ou úmidos antes de dormir evitando o contato com a raiz.
Confira a seguir, alguns cuidados que você pode tomar para ajudar a parar a queda de cabelo urgente.
Um dos principais pontos, no uso da queratina líquida para tratar o cabelo, é não deixar o produto passar do tempo determinado, que é de até 10 minutos. Ultrapassar esse período com a queratina nas madeixas pode causar algumas reações que prejudicam os fios, como o efeito rígido, quebradiço e sem vida.
“O tratamento nada mais é do que a reconstrução da camada externa dos fios”, explica Leonardo Costa. Por isso, usa-se a queratina e, em seguida, a chapinha para selar (fechar) as cutículas do cabelo. Além disso, muitas vezes antes de aplicar a queratina, é feita a hidratação.
Se você estava pensando em aplicar a queratina líquida no cabelo seco ou como um finalizador, pode ir esquecendo essa ideia. O produto deve ser usado durante o banho, com os fios úmidos e higienizados. O produto, se usado de maneira errada, pode deixar suas madeixas duras e até causar quebra capilar.
Apesar de o secador e a chapinha serem usados para selar a queratina nas madeixas, a cauterização no cabelo não alisa.
Além disso, você não precisa finalizar o processo com escova ou chapinha. Aliás, essa é diferença entre a reconstrução capilar e a cauterização dos fios: no segundo procedimento, é o calor quem sela as camadas para garantir o efeito desejado.
Queratina hidrolisada: Devolve a elasticidade e força aos fios danificados e porosos. D' Pantenol: Hidrata os fios deixando-os macios, sedosos e com brilho intenso.
O que é a queratina hidrolisada? “A queratina hidrolisada nada mais é do que a queratina dividida, “quebrada” em moléculas menores para que possa ser melhor fixada nos fios”, explica Felipe Restini, hairstylist e diretor técnico do Maria Haute Coiffure, em Ribeirão Preto (SP).
O seu cabelo precisa de recarga de queratina quando...
Além de ressecado e quebradiço, os fios do seu cabelo podem ficar porosos, ou seja: sem brilho, elasticidade e fragilizados. Eles não absorvem nenhuma substância e também podem “se partir” com facilidade porque as cutículas estão permanentemente abertas.