Moleira que não fecha A moleira deve fechar até os 18 meses, aproximadamente. Se você perceber que, nessa época, a moleira ainda não está fechada, é importante levar o seu bebê ao médico para uma avaliação profissional.
O crânio se fecha quando a criança tem dois anos e meio. Na verdade, são seis pequenas aberturas (duas superiores e quatro laterais), mas a localizada na parte de cima e à frente da cabeça é mais perceptível. Sua função é permitir que o cérebro continue crescendo.
O crânio dos bebês apresenta divisões, chamadas suturas e fontanelas (a fontanela anterior é popularmente chamada de “moleira”), que separam os diferentes ossos do crânio e são móveis para o crescimento do mesmo, permitindo discreto movimento de forma muito lenta.
“São memórias que ficam com a característica na forma como a criança elaborava, mas muitas se perdem ou outras são mantidas porque estavam carregadas de algum sentimento. Aquela relação teve um conteúdo que faz com que fique retido na memória”, observa Saul Cypel.
A craniotomia , como toda cirurgia, não é isenta de riscos e possíveis complicações. Os riscos gerais incluem hemorragia , infecção , coágulos sanguíneos e reações à anestesia .
No Johns Hopkins, oferecemos: Descompressão, envolve remover uma parte do crânio e uma ou mais vertebras. Descompressão com duroplastia, envolve abrir as camadas que cobrem o cérebro e costurar um remendo para torná-lo maior.