Afinal, a justiça é o princípio moral básico. ... De acordo com essa teoria do desenvolvimento moral, o raciocínio moral desenvolve-se em três níveis que podem também ser compreendidos em seis subestágios, cada um mais adequado para responder a diferentes dilemas morais.
O desenvolvimento moral do ser humano inicia-se nas relações que ele estabe-lece com seu meio, desde o momento em que nasce. Essas relações são permea-das por valores, princípios e regras para o convívio coletivo.
Os estágios de raciocínio moral são compreendidos como sistemas organizados de pensamentos e à medida que o raciocínio moral se apresenta em um estágio mais elevado, mais sólido é o nível de julgamento moral do indivíduo.
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.
Para Immanuel Kant (1724-1804), moral e religião estão ligadas de modo estreito, diferenciando-se apenas pelo fato de que na moral os deveres são praticados como princípios fundamentais de todo ser racional, e pelo fato de que esse último deve agir como membro de um sistema universal de fins, enquanto que na religião ...
Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
A Bioética é uma área de estudo interdisciplinar que envolve a Ética e a Biologia, fundamentando os princípios éticos que regem a vida quando essa é colocada em risco pela Medicina ou pelas ciências.
No mesmo dicionário, moral também é classificada como o “conjunto dos princípios da honestidade e do pudor”. ... Amoral é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética. A questão moral para este indivíduo é desconhecida, estranha e, portanto, “não leva em consideração preceitos morais”.
Logo, a Ética vem ao meio da sociedade como normas que precisam ser seguidas para que haja uma boa convivência entre os homens. Sua finalidade é orientar a sociedade como um todo sobre os valores e morais a serem seguidos e conservados.
Com a sua adoção o código de ética proporciona um aumento na integração entre os funcionários da empresa, de modo que as pessoas se sintam seguras ao adotarem formas éticas de se conduzir; servem de parâmetro para a solução de problemas, como também de alicerce para a empresa no desvio de conduta de seus colaboradores, ...
Daí a importância das organizações investirem em um programa de gestão da ética que compreenda ações, como: ... – Política de comunicação permanente: é importante que a organização adote, para seus colaboradores, medidas educativas quanto aos valores éticos expressos no código de conduta.
O comportamento ético entre os trabalhadores de uma organização garante que o ambiente profissional funcione com honestidade e integridade. Os colaboradores que usam a ética para orientar seu comportamento aderem às políticas e regras da empresa ao se esforçarem para atingir os objetivos da organização.
A moral está relacionada à obediência das normas do Código de Conduta de uma empresa, enquanto a ética, no contexto organizacional, diz respeito ao profissional que cumpre as suas atividades segundo os princípios estipulados pelo empregador.
A ética deve, portanto, ser encarada como posicionamento estratégico pelas empresas que visam o lucro em seu processo de negócio, tomando-se a atenção que as ações que motivam e viabilizam o processo de troca da empresa com o mercado são feitos através do uso de ferramentas do marketing, que são, algumas vezes, alvo de ...
A ética do marketing são os princípios e valores morais que precisam ser seguidos durante qualquer tipo de comunicação e ações de marketing. Historicamente, as práticas de marketing têm sido alvo de críticas, por práticas nocivas e antiéticas adotado por muitos publicitários no passado.