A transgenia nada mais é do que uma evolução do melhoramento genético convencional, já que permite transferir características de interesse agronômico entre espécies diferentes.
Ou seja, são itens geneticamente modificados produzidos em laboratório, por meio de técnicas de engenharia genética. Elas permitem aos cientistas inserir genes de uma espécie diferente em um organismo para que ele obtenha novas características. ... Ou, então, um óleo de cozinha feito a partir de uma soja transgênica.
Este tipo de bactéria tem como característica transferir parte de seu DNA para o genoma das células que infecta. Em algumas células poderá transferir o gene de interesse. Independente do método de transformação, o gene será inserido aleatoriamente em um ou mais cromossomos da célula receptora.
A transgenia consiste em desenvolver organismos geneticamente modificados (OGMs), ou seja, em transpor uma característica de uma espécie para outra, introduzindo o gene da primeira no DNA da segunda (leia a sequência didática no quadro da página 60).
As células ES podem ser modificadas geneticamente em cultura através da recombinação homóloga, processo que promove a substituição do alelo normal de um gene específico pela versão mutada do mesmo, construída no laboratório. Dessa forma, são obtidas linhagens de células ES geneticamente modificadas.
Como os transgênicos podem ser utilizados? As opções de aplicação são infinitas e podem cobrir as mais diversas áreas. Na agricultura sustentável, por exemplo, a Biotecnologia permite produzir mais comida, com qualidade, a um custo menor e sem necessidade de aumentar a área de cultivo.
Resposta. Pela legislação atual, a partir de 1% de transgênicos na composição do alimento, a indústria precisa colocar três indicações: - O símbolo com o ;T; de transgênico. - Uma expressão avisando que o produto tem substâncias geneticamente modificadas.
PONTOS POSITIVOS DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS Aumento da produção de alimentos Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos); Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento PONTOS NEGATIVOS DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS Aumento das reações alérgicas ...
Segundo os defensores destes organismos, sementes transgênicas seriam capazes de resolver o problema da fome mundial, reduzir o uso de insumos e máquinas agrícolas devido à sua alta produtividade, e despenderia de menores áreas para os cultivares – reduzindo os desmatamentos.
Argumentos a Favor do Cultivo A produção dos alimentos transgênicos em larga escala beneficia o consumo humano, pois é menos onerosa e isso a tornaria acessível a toda a população. A manipulação genética de plantas é relativamente simples e fácil, pois a partir de uma única célula se pode obter outra planta (Amabis).
Dentre as vantagens do alimento transgênico, podemos citar a capacidade de produção de sementes com qualidade nutritiva maior que as sementes orgânicas, o aumento e a melhoria na produtividade pela maior resistência às doenças e pragas, a redução nos custos de produção e a expansão no conhecimento científico.
Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.
Os perigos que os transgênicos podem oferecer ao meio ambiente são muitos. A inserção de genes de resistência a agrotóxicos em certos produtos transgênicos faz com que as pragas e as ervas-daninhas (inimigos naturais) desenvolvam a mesma resistência, tornando-se "super-pragas" e "super-ervas".
Além de determinar que os OGMs são seguros, evidências científicas mostram que esses organismos também são mais eficientes, requerem menos água e menos terra, e menos defensivos agrícolas.
Milho transgénico é seguro e tem benefícios para a saúde.
Como evitar os transgênicos A saída que encontrei foi dar preferência a marcas como Jasmine, Mãe Terra, Native, que não fazem uso de transgênicos; outra opção também foi dar prioridade a alimentos orgânicos (certificados) de um modo geral.
Alimentos Não Transgênicos
O milho transgênico é chamado de milho Bt, devido à introdução de genes da bactéria de solo Bacillus thuringiensis, que promove a produção de uma proteína tóxica na planta, específica para o combate a determinados tipos de insetos, tornando o alimento resistente a essas espécies.
Segundo Rodrigo Dutra, o milho também contêm vitamina A e Luteína, que ajuda a proteger a visão. Mas, de acordo com o nutricionista, apesar dos vários benefícios que o milho oferece, ele não pode ser considerado um alimento super poderoso não. “Os malefícios ocorrem no consumo exagerado” afirmou Rodrigo.
Devemos lembrar também que certos alimentos devem ser evitados como os ricos em sal, os embutidos como presunto, salame e salsicha, os enlatados como milho, ervilha, sardinha e os molhos prontos como os de salada, tomate e shoyu, pois estes alimentos trazem alta concentração de sódio, responsáveis por causar retenção ...
O milho é um cereal muito utilizado no mundo como alimentação para humanos e animais. Possui boas qualidades nutricionais, contendo vários aminoácidos. Contém um alto teor de carboidratos, além de ser energético (cada 100 gramas de milho possui cerca de 100 calorias). Possui vitaminas E, A e B1, além de sais minerais .
O milho é uma ótima fonte de fibras que ajudam no funcionamento do intestino e proporcionam a sensação de saciedade. E ele pode sim, fazer parte de sua dieta balanceada.
"Durante o dia, fazer uma alimentação equilibrada, mais leve, para, à noite, poder consumir esses alimentos. Lembrando: não em excesso". O primeiro passo é retirar e moer os grãos de milho das espigas.