Os primeiros sintomas que podem indicar o desenvolvimento de um derrame pleural incluem:
Na maioria dos casos, o edema é causado pela insuficiência cardíaca, que ocorre quando o coração não é capaz de bombear o sangue adequadamente. Mas o edema pulmonar pode ocorrer por outros motivos, incluindo pneumonia, exposição a certas toxinas e medicamentos e até por traumas torácicos.
Pneumonectomia ou pneumectomia é um procedimento cirúrgico para a retirada de um pulmão. A remoção de somente um lobo do pulmão é conhecida como lobectomia e a remoção de somente um segmento é conhecida como segmentectomia.
A toracocentese é o procedimento de acesso à cavidade pleural por punção a partir da parede torácica. Permite realizar: Uma drenagem pleural, ou seja, a remoção de acumulações anormais de líquido ali presentes; Biópsias da pleura, isto é, a obtenção de amostras de tecido.
Toracocentese é aspiração por agulha de líquidos de um derrame pleural. Pode ser feita para diagnóstico e/ou tratamento.
O encarceramento pulmonar, decorrente de espaço pleural não preenchido adequadamente pela reexpansão do pulmão, não pode ser tratado exclusivamente com drenos. Nestes casos há a necessidade de descorticação ou drenagem aberta.
Trata-se do uso de um frasco para coletar (drenar) os fluidos pleurais. ... Assim, o selo d'água funciona como uma válvula unidirecional, drenando os fluidos pleurais em direção ao frasco, sem permitir o seu retorno a cavidade pleural.