A reflexão de uma onda acontece sempre que ela encontra um obstáculo. Quando isso ocorre, a onda incidente sofre reflexão, o que origina a onda refletida. ... Ondas são causadas por perturbações que se propagam no espaço ou em qualquer meio, por exemplo, na água.
Resposta. Reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre uma superfície de separação entre dois meios. Refração é o fenômeno que consiste no fato de a luz passar de um meio para outro diferente.
O fenômeno da interferência acontece sempre que duas ondas de qualquer natureza encontram-se. ... Quando dois pequenos objetos, como duas pequenas pedras, por exemplo, batem sobre a superfície de um líquido como um rio, ondas circulares propagam-se sobre essa superfície.
Reflexão: Ocorrerá reflexão sempre que uma onda atingir determinada superfície e voltar a propagar-se no meio de origem. A onda refletida manterá a velocidade, frequência e comprimento de onda iguais aos da onda incidente. ... Refração: Ocorre refração quando a onda muda seu meio de propagação.
Quanto à refração e reflexão de ondas, pode-se afirmar que uma propriedade comum a ambas as situações é que: a) A fase não pode variar porque a velocidade não varia.
Refração. A refração acontece quando uma onda atinge uma região que separa dois meios e a atravessa, passando a se propagar no outro meio. Desta forma, há alteração na velocidade de propagação (já que esta só depende do meio), o que gera uma alteração no comprimento de onda, mas sem que haja alteração na frequência.
Quando uma onda sonora sofre refração, sua velocidade e seu comprimento de onda são alterados de forma inversamente proporcional, isto é, se um aumenta, o outro deve diminuir.
Como o som tem propriedades ondulatórias, ele pode sofrer diversos fenômenos, tais como a reflexão, refração, difração e também interferência. Nesse último, duas ou mais ondas sonoras podem tanto ser anuladas quanto ser somadas, de acordo com a posição em que se encontram.
8) Quanto ao Eco é correto afirmar que: a) Quando uma onda sonora encontra um obstáculo à sua frente, ela jamais retorna à sua fonte por reflexão. ... c) O eco ocorre se a distância entre a origem do som e o. obstáculo for, no mínimo, de 34 m.
Contudo, em razão da sua natureza ondulatória, as ondas sonoras não podem ser polarizadas, mas sofrem os outros fenômenos que são: reflexão, refração, difração, interferência e efeito Doppler.
O som é uma onda mecânica (tipo de onda que precisa de um meio de propagação), tridimensional (propaga-se em todas as direções) e longitudinal (o tipo de vibração que gera é paralela à sua propagação).
Características. As ondas sonoras são ondas mecânicas, desta forma necessitam de um meio material para se propagarem. São longitudinais, ou seja, a direção da propagação é a mesma da direção da vibração. São tridimensionais, pois se propagam em todas as direções.
Tipos de fenômenos ondulatórios
Eco é o fenômeno que ocorre quando uma onda sonora, propagando-se em um meio elástico, encontra um obstáculo e reflete-se, muda de direção e volta, levemente deformada, ao local onde um observador já a captara anteriormente.
Eles se parecem com tubos, abertos nas duas extremidades ou abertos em uma e fechados em outras. ... Assim, podemos dizer que um tubo sonoro é basicamente uma coluna de ar onde são produzidas ondas estacionárias longitudinais.
O som é produzido ao criarmos algum tipo de mecanismo que altere a pressão do ar em nossa volta. ... Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.
Entenda como os sons binaurais funcionam Todo som tem uma frequência - medida em hertz (Hz)-, que define a altura do som. Quanto maior a frequência do som, mais agudo (alto)ele é, e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) o som. ... Seu cérebro compensa essa diferença e é experimentado um terceiro tom de 9 Hz”.
Ondas Sonoras são ondas mecânicas que vibram em uma frequência de 20 a 20.
A unidade de medida decibel (dB) é usada para medir a intensidade do som, chamado de “volume” ou “altura”, por medir a relação entre os picos e depressões de uma onda sonora. Funciona assim: quanto mais alta a onda, maior será o volume e consequentemente, maior será a quantidade de decibéis.
Se observarmos em qualquer manual, a resposta de frequência possui dois valores medidos em Hz (Hertz), faixa inicial e faixa final de resposta. Estes são os valores que alto-falante consegue emitir nas frequências mínimas e máximas respectivamente.