Países Semiperiféricos São menos desenvolvidos do que os Países Centrais e mais desenvolvidos do que os Países Periféricos. O maior exemplo de Países Semiperiféricos está representado pela BRIC (Brasil, Russia, Índia e China), mas ainda podemos citar a África do Sul, a Argentina, o Chile, o México e a Turquia.
Resposta: Os países desenvolvidos, possuem uma infra-estrutura que é construída de forma organizada e melhores condições de vida. Os países subdesenvolvidos, possuem um planejamento inadequado e sem a infra-estrutura necessária e a urbanização desenvolvida de forma desorganizada.
O processo de urbanização corresponde ao expressivo aumento da população urbana em relação à população rural, e isso se deve a diversos fatores atrativos e repulsivos. Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial.
No contexto brasileiro, a palavra periferia é algo típico do processo de metropolização dos anos 1960-70. O termo tem sido usado para designar loteamentos clandestinos, ou favelas localizadas em áreas mais centrais, onde vive uma população de baixa renda.
O termo é bastante utilizado em termos de geografia, para designar toda a área urbana que está ao redor do centro urbano. A periferia pode ser intramunicipal (bairros afastados do centro do município) ou extramunicipal (municípios da região metropolitana).