A segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação independente, estabelece que cada par de alelos segrega-se de maneira independente de outros pares de alelos, durante a formação dos gametas.
A primeira lei de Mendel, também chamada de Princípio da Segregação dos Caracteres ou Lei da Segregação, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.
Mendel conclui que a cor e a textura da semente são independes uma da outra e os pares de genes segregam-se de forma independente. Essa conclusão recebeu o nome de 2ª Lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente.
As três leis de Mendel Baseada na comprovação da existência da dominância, da recessividade dos genes e de que cada gameta carrega um gene simples, a Lei da Pureza dos Gametas diz que cada característica é determinada por um par de fatores herdados, um de cada progenitor.
A principal diferença entre a primeira e a segunda lei de Mendel reside no fato de que a primeira lei é afirma que existe distribuição igual, enquanto que a segunda lei trata da segregação independente.
Ela possui o seguinte enunciado: “Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro”. Essa Lei determina que cada característica é determinada por dois fatores, que se separam na formação dos gametas.
Conclusões das leis de Mendel
A conclusão que Mendel obteve com os resultados dos estudos das ervilhas foi que as características eram passadas adiante, mas que existiam características dominantes e recessivas, e que as recessivas apenas eram expressadas quando ambos os doadores de gametas possuíam ao menos um alelo recessivo.
Mendel ficou conhecido pelo seu estudo com a espécie Pisum sativum (ervilha), no qual ele analisou sete características distintas dessa planta: altura da planta, posição da flor, cor da flor, cor da semente, forma da semente, cor da vagem e forma da vagem. Cada uma delas apresentava duas variações.
A primeira Lei de Mendel, também conhecida como a lei da Segregação dos Fatores, conclui que as características da pessoa tem um determinante de extrema importância, os genes que segregam e separam.
Os resultados de Mendel Através da autofecundação, Mendel obtinha alguns descendentes com genótipos VVRR, VVRr, VvRR e VvRr, que apresentavam fenótipo sementes amarelas e lisas. ... Os de genótipo vvRR ou vvRr, sementes verdes e lisas; e, por fim, aqueles com genótipo vvrr apresentavam sementes verdes e rugosas.
5- São exemplos de exceções a Primeira Lei de Mendel: Grupos sanguíneos. Ausência de dominância, codominância e alelos letais. Genes ligados.
A genética mendeliana, herança mendeliana ou mendelismo é um conjunto de princípios relacionados à transmissão hereditária das características de um organismo a seus filhos. Forma a base principal da genética clássica.
Genes Alelos Homozigotos: Quando os alelos para uma determinada característica são iguais. Exemplo: AA, aa. Genes Alelos Heterozigotos: Quando os alelos para uma determinada característica são diferentes. Exemplo: Aa....Conceitos envolvidos com Genes Alelos
Na dominância incompleta, os alelos expressam-se em heterozigose, porém o fenótipo produzido é intermediário, uma vez que nenhum é completamente dominante.
A dominância caracteriza um gene que se expressa mesmo em dose simples, já a recessividade, um gene que só se manifesta em dose dupla.
A dominância incompleta apresenta heterozigotos com fenótipos intermediários, já na codominância os dois alelos no heterozigoto expressam-se integralmente.
Explicação: aquele encontrado no sistema ABO. Nesse sistema, há três alelos envolvidos (IA, IB e i) que são responsáveis por determinar os grupos sanguíneos A, B, AB e O. ... O alelo IA e IB são dominantes, enquanto o alelo i é recessivo.
O exemplo mais clássico de codominância é aquele encontrado no sistema ABO. Nesse sistema, há três alelos envolvidos (IA, IB e i) que são responsáveis por determinar os grupos sanguíneos A, B, AB e O. Observe a seguir o genótipo e seu respectivo tipo sanguíneo: IAIA e IAi – Sangue tipo A.
O tipo sanguíneo em humanos é condicionado por alelos múltiplos. São quatro os tipos de sangue: A, B, AB e O. Cada um destes tipos é caracterizado pela presença ou ausência de aglutinogênio, nas hemácias, e aglutinina, no plasma sanguíneo.
O sistema ABO são classificações do sangue humano nos quatro tipos existentes: A, B, AB e O. Enquanto que o Fator Rh é um grupo de antígenos que determina se o sangue possui o Rh positivo ou negativo.
O sistema de grupos sanguíneos ABO é a maneira mais comum de classificar o sangue humano baseado nas propriedades das hemácias (glóbulos vermelhos), determinando a presença ou ausência dos antígenos A e B, que são carreados na superfície destas células. Existem 4 tipos de sangue neste sistema: A, B, AB e O.