Exemplos: diluir o pó da vacina com o conteúdo inteiro do diluente; não agitar a vacina com força após a diluição; aspirar todo o conteúdo, quando a vacina for monodose, e a dose correta quando esta for multidose; utilizar a agulha correta e escolher a melhor área para a aplicação da vacina — se subcutânea ou ...
Utilizar compressas frias (não colocar compressas quentes) no local de aplicação para alívio da dor e da inflamação. Não aplicar qualquer produto sobre o local da vacinação, como cremes, pomadas e outros, bem como não fazer curativos. Evitar coçar. Lavar o local da aplicação apenas com água e sabão e mantê-lo seco.
Limpe tanto interna quanto externamente com pano umedecido com água e sabão neutro. Nunca jogue água no interior da geladeira. Em seguida ligue a geladeira, recoloque o termômetro, garrafas e bobinas. Feche a porta e deixe assim até alcançar a temperatura ideal.
- Na primeira prateleira devem ser colocadas as vacinas que podem ser submetidas à temperatura negativa, como: Contra poliomielite do tipo Sabin, sarampo, caxumba, rubéola, vacina tríplice e dupla viral, varicela e febre amarela.
- Temperatura do momento: é a que está indicada pela extremidade superior da coluna de mercúrio em ambos os lados. O termômetro deve ser fixado entre a primeira e a segunda prateleira da geladeira, em posição vertical na área central do equipamento.
Qual deve ser a temperatura ideal para geladeira? A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, diz que a temperatura recomendada do refrigerador é abaixo de 5° C. No entanto, a temperatura ideal do refrigerador é, na verdade, mais baixa: tente ficar entre ou 1,7 a 3,3 °C.
Como funciona o termômetro para freezer e geladeira? Simples e prático, o termômetro para freezer funciona da seguinte maneira: basta colocar o sensor em contato com o ambiente que você deseja saber a temperatura e, em instantes, o aparelho mostrará a temperatura exata que está naquele lugar!
TÉCNICA
Mantenha os medicamentos em lugares secos e frescos, seguros e específicos para este fim, fora do alcance de crianças e animais. Evite guardar os medicamentos com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos. 2. Guarde na geladeira apenas os medicamentos líquidos, conforme orientação de um profissional de saúde.
São chamados termolábeis os medicamentos particularmente sensíveis à ação da temperatura e que por isso geralmente requerem armazenamento sob refrigeração (entre 2ºC e 8ºC). Este armazenamento deve ser realizado em refrigeradores apropriados, não sendo permitido, por exemplo, o uso de equipamentos do tipo “frigobar”.
O fracionamento abrangido pela RDC nº 80, de 2006, deve ser realizado por farmácias e drogarias a partir de embalagens especificamente desenvolvidas para esse fim. Os medicamentos sujeitos ao controle especial de que trata a Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, e suas atualizações, não podem ser fracionados.
LEI Nº 13.
Veja quais são as principais funções do farmacêutico na farmácia e descubra como esse profissional exerce um papel-chave na promoção da sua saúde:
RESOLUÇÃO – RDC Nº44 DE 17 DE AGOSTO DE 2009 – Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.