A ginástica de aparelhos é um termo que não é habitual ouvir falar e que quando se ouve confunde-se com “ginástica artística” que só tem como referência as prestações dos ginastas de alto rendimento. A ginástica de aparelhos teve início na Alemanha no séc.
No sentido horário: argolas, cavalo com alças, barra fixa, solo, trave, barras assimétricas, salto, barras paralelas.
A ginástica rítmica é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, ...
Assim, para a prática masculina os principais aparelhos são:
Resposta: 1-A ginástica rítmica só pode ser praticar por mulheres. 2-As competições dessa modalidade esportiva ocorrem em dois formatos (individual e por equipe). 3-Na disputa individual, as atletas tem um determinado tempo para se apresentar com diferentes acessórios.
As maças são usadas para fazer, círculos, curvas e formar o número máximo possível de figuras assimétricas, combinando-as com várias figuras formadas apenas pelo corpo. Exercícios com as maças requerem alto grau de ritmo, coordenação e precisão para boas recuperações.
Maça: Utilizada em Balanços, círculos grandes e pequenos, lançamentos e capturas junto com batidas rítmicas são os movimentos mais comuns.
Instruções:• Para construção das “Maças”: - Pegue as garrafas e coloque areia dentro; - em seguida, pegue o cabo de vassoura e encaixe dentro da garrafa até que fique firme; - por último, passe fita crepe envolvendo parte da garrafa e do cabo de vassoura.
Vista como o aparelho mais plástico da ginástica rítmica, a fita é usada para criar uma ampla gama de figuras no espaço durante os exercícios, como serpentinas, espirais e figuras em oito. Lançamentos e recuperações da fita podem ser feitos com diferentes partes do corpo.
A fita pode ser de cetim ou outro material semelhante, desde que não engomado. Seu peso não deve ultrapassar 35g e deve ter no máximo quatro e seis cm de largura e seis metros de comprimento para ginastas de nível adulto.