É o número de mols de uma substância por litro de solução. “Ca” Representa a concentração analítica, quantidade real (mol) adicionada em um determinado solvente para formar uma solução de concentração conhecida. “[ ]” Representa concentração do analito expressa em mol·L-1 no equilíbrio.
A “atividade” representa a concentração efetiva, levando em consideração o comportamento do soluto no seio da solução. Um íon em solução fica rodeado de outros íons de carga oposta à sua. ... Nestas, ci = concentração molar de cada espécie iônica presente na solução e Zi = carga de cada espécie iônica.
A curva Gaussiana teórica representa a relação dose/resposta ou concentração/resposta, estatisticamente é calculada a partir da observação de mortalidade após a exposição à doses/concentrações da substância em teste. No cálculo da dose letal 50% (DL50) ou concentração letal 50% (CL50), essa curva é em geral empregada.
Ecotoxicidade é um termo atualmente muito em voga, dada a necessidade de se conhecer os efeitos que produtos químicos lançados no meio ambiente podem ter sobre indivíduos, sobre populações e comunidades de organismos, além de se conhecer como o homem pode ser afetado.
Uma vez no trato gastrintestinal, um agente tóxico poderá sofrer absorção desde a boca até o reto, geralmente pelo processo de difusão passiva. Poucas substâncias sofrem a absorção na mucosa oral, pois o tempo de contato é pequeno nesse local. O processo de endocitose é típico de organismos unicelulares.
Toxicologia: é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes da interação de substâncias químicas com o organismo Agente tóxico ou toxicante: substância química capaz de causar dano a um sistema biológico. Veneno: agente tóxico provenientes de animais que os usam em sua autodefesa ou predação.