7 sintomas de trabalho de parto em gatos
Karina explica que, em geral, o trabalho de parto dura entre 5 e 12 horas. Pode parecer muito, mas lembre-se que essa não é uma tarefa fácil. O intervalo entre o nascimento de cada gatinho também pode variar entre 30 minutos e 1 hora e, caso a ninhada seja grande, a gata pode ficar o dia todo dando à luz.
Antes de entrar em trabalho de parto, você vai observar a gata a lamber meticulosamente a vulva para a limpar. Depois disso, começam as contrações. Quando o momento chegar, as águas vão rebentar e a gata vai expulsar o fluido amniótico. Em breve, vai nascer o primeiro filhote.
Normalmente, gato sangrando antes do parto pode ser indicativo de aborto espontâneo, e ele pode acontecer em qualquer gestação, por mais saudável que ela seja, e em qualquer uma das fases da gestação do animal.
CUIDADOS COM MAMADEIRAS, BEBÊS GATINHOS SEM MÃE. O primeiro passo é deixá-los aquecidos. Recém-nascidos não conseguem manter a temperatura corporal sozinhos. Coloque uma bolsa de água quente (quente o suficiente para não queimá-los!) e a envolva num paninho para evitar o contato direto na pele do bebê.
Doenças que afetam filhotes de gatos As doenças que mais afetam filhotes de gatos são as de origem infecto-contagiosas, que podem ser causadas por vírus e bactérias, e que, em geral, podem levar o filhote a morte se não descobertas logo no início.
A água dos gatinhos deve ser fresca. Caso ele se negue a bebê-la, aplique-a com seringa na boca dele. Isso impede que ele fique desidratado. Vale lembrar: a água é um ótimo estimulante para aumentar o apetite.
Afastar o pêlo do animal na região entre a nuca e a base do pescoço à frente das escápulas até aparecer a pele. Colocar a ponta da pipeta sobre a pele e apertar várias vezes até esvaziar todo seu conteúdo diretamente em vários pontos, para evitar que o produto escorra.