É comum haver um pequeno sangramento pouco antes da queda do coto ou após a queda. A secreção deve ser removida com álcool sempre que estiver presente", explica o pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo, José Claudionor da Silva.
O coto umbilical necessita de cuidados e vigilância, antes e depois de cair, pois se não forem feitos esses cuidados pode acumular bactérias, favorecendo o surgimento de infecções e inflamações. Além disso, o tempo para cair o coto umbilical pode demorar até 15 dias, no entanto, é diferente para cada bebê.
Não se costuma tratar um umbigo de recém-nascido estufado. Isso porque, na maior parte dos casos, ele regride espontaneamente antes de o bebê fazer seu primeiro aniversário. Quando a hérnia não desaparece sozinha, pode ainda ser feita uma cirurgia no umbigo estufado, a onfaloplastia, para corrigir o problema.
A região deve permanecer seca para agilizar a cicatrização e limpa para evitar infecção. Quando o bebê nasce, o obstetra corta o cordão umbilical e o pediatra coloca o “clamp” no coto umbilical, que é um clip de plástico para vedar a entrada. Esse clamp é (e deve ser!) retirado ainda no hospital, antes da alta do bebê.
O umbigo pode ser molhado normalmente. Após enxugar o bebê, fazer o curativo do umbigo com álcool a 70%* e cotonete, da base para a ponta do coto e, principalmente, na junção da pele com o coto. O efeito do álcool além de antisséptico também tem poder secante.
Dicas úteis para cuidar do cordão umbilical
Dicas úteis para cuidar do cordão umbilical
Antigamente, era comum enterrar o umbigo dos bebês. Mas não em qualquer local, pois isso determinaria sua vida futura. Enterrar embaixo de uma roseira faria da menina uma linda mulher. Enterrar na porteira ou no curral da fazenda faria do menino um rico fazendeiro.
As células-tronco do sangue do cordão vêm sendo utilizadas há mais de 25 anos no tratamento de doenças como leucemias, falências medulares, imunodeficiências e outras doenças hematológicas, do metabolismo e hereditárias.
O umbigo demora de sete a 20 dias em média para secar e cair. Nesse processo ele pode sangrar levemente, mas o bebê não sente dor porque o coto umbilical não é enervado, então não tem sensibilidade nenhuma ali, ele só sente dor na pele que fica em volta.