Pode? É muito comum em reformas ou em construções novas, seja ela em estrutura pré-moldada ou alvenarias se depararem com a necessidade de realizar perfurações em vigas ou lajes, seja pela necessidade de passar tubulações diversas. Sim, pode!
Para furar uma parede ou furar concreto é necessário usar uma furadeira de impacto ou o modo martelete da furadeira. A grande maioria das furadeiras tem a função martelete ou impacto que pode até parecer bobeira para alguns, mas tem muita gente que não sabe disso.
Para tapar um buraco num teto, seja numa obra já acabada ou nas tijoleiras de uma obra em construção, basta colocar um bocado de massa em cima de uma tábua um pouco maior do que o buraco e apertar essa tábua de encontro à laje com uma escora.
Sim, é possível. A solução construtiva a ser adotada dependerá de algumas informações, entre as mais importantes podemos citar o tipo de laje, maciça ou pré-fabricada, posição das vigotas no caso de ser pré-fabricada, a posição que deseja para a escada.
Bata na parte superior da laje repetidamente com uma marreta, aproximadamente a 30 cm de distância a partir da extremidade (onde a picareta está encravada). A laje de concreto vai começar a quebrar conforme você bate com a marreta e a picareta continuará a aplicar mais e mais pressão sob a laje.
O vão necessário depende da largura dos degraus, em geral 25 cm. A quantidade de degraus depende da altura de cada um (espelho), não mais que 18 cm. Divida a altura entre o piso inferior e superior por 18 cm, arredonde para mais e multiplique por 25 cm para saber o vão necessário.
Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância total que a escada precisa atender.
4 dias
Para cômodos maiores, use uma escora a cada 2 metros. A escora fica no sentido contrário ao das vigas.
18 dias
7 - Qual o tempo mínimo para retirar o escoramento de uma escada? Depende muito do modelo da escada. Para não correr nenhum risco é melhor retirar em 28 dias, pois é geralmente o tempo para a secagem de um concreto.
Vantagens e Desvantagens da laje de isopor
A laje de isopor facilita também as instalações elétricas e tubulações, não absorve água na hora de aguar e tem melhor desempenho térmico e acústico em relação à laje de cerâmica, mantendo a temperatura interna. Há ainda a economia em concreto e aço e maior resistência à quebra.
Além de, como já citado, serem mais baratas do que a laje de isopor, as lajotas de cerâmica não precisam de material especial para garantir a aderência do acabamento e podem ser rebocadas.
São mais leves; ágeis na montagem, já que um bloco de isopor substitui cinco lajotas de cerâmica; mais resistentes tanto no transporte, na colocação e na concretagem.; facilitam as instalações elétricas e tubulações; não absorvem a água do concreto no processo de "aguar a laje", o que possibilita a cura da laje mais ...
Vamos analisar cada modelo e ver quais são as mais indicadas para cada projeto.
Tipos de lajes