O termo “convivência” pode possuir vários sentidos nos mais diversos contextos e interesses. ... Ela [Pedagogia da Convivência] se baseia, portanto, em determinadas relações sociais e em códigos valorativos marcados pelo contexto de uma sociedade historicamente constituída.
Quais são os princípios que reforçam a convivência em sociedade? Cada ser humano é imenso em dignidade, portanto, uma pessoa não é um meio, mas um fim em si mesma. Uma pessoa nunca deve ser instrumentalizada nem tratada como um objeto. Princípio de igualdade.
A ética nos ajuda a perceber o que é bom e mau, correto e incorreto, justo e injusto, adequado e inadequado; sendo assim, o grande objetivo da ética é buscar as regras da boa convivência do ser humano junto à sociedade. Em outras palavras: a grande característica da ética é a reflexão sobre a ação e a conduta humana.
É importante entender que ética é a diretriz interna de nossas ações, enquanto a moral são leis implícitas numa sociedade para o bom convívio. Assim, ser ético depende exclusivamente do indivíduo. ... Um comportamento antiético resulta da falta de ética ou de uma transgressão das normas definidas em um código ético.
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
Ética é a ciência que tem por objetivo os atos morais, produzidos pela vivência prática dos valores determinado em um grupo social em um tempo e espaço; os atos éticos são exclusivos dos homens que ao agir consciente, livre e responsável caracteriza as condições fundamentais o ato moral.