A adolescência como moratória psicossocial Para Erikson, a formação da identidade não começa nem termina com a adolescência. É um processo que dura toda a vida, amplamente inconsciente para o indivíduo. Suas raízes remontam à infância com a experiência de reciprocidade entre pais e filhos.
A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais (as capacidades inatas do indivíduo e as ca- racterísticas adquiridas da personalidade), de fatores interpessoais (identificações com outras pessoas) e de fato- res culturais (valores sociais a que uma pessoa está exposta, tanto globais quanto ...
Daí entendermos construção identitária como um “texto representativo” elaborado por alguém, nos moldes de uma produção de sentido específica, um processo de identificação, que “pode funcionar como afirmação ou como imposição de identidade.
Para a sociologia, o processo de socialização define-se como sendo a assimilação que um determinado indivíduo ou grupo pequeno, faz de hábitos, características comportamentais e culturais do grupo social no qual está inserido.
Na sociedade contemporânea a socialização incorpora as relações produzidas pela rede de interconexões de pessoas entre si mediadas pelas tecnologias da comunicação e informação (TIC). ... A era digital tomou forma na década de 90, mas foi no início do século XXI que esta se tornou essencial à sociedade moderna.
É pela socialização primária que são interiorizadas normas e valores, assim como formas de relacionamento. Nas nossas escolas estamos assistindo à falta de vinculação da família como ambiente habitual e fundamental de socialização primária, estando esse papel designado às instituições escolares.
- Socialização secundária: ocorre em instituições mais desenvolvidas e oficialmente estabelecidas, como o Estado, a escola e o trabalho; impõe ao indivíduo as normas específicas e oficiais de uma sociedade, como as leis, a organização financeira e a propriedade.
Weber conceituava as instituições sociais como um meio de manter os membros de uma sociedade mais unidos, formando uma coesão social. ... As instituições sociais de socialização primária passam as regras de convívio e formação social, formas de linguagem, valores morais.
Tipos de Controle Social O controle formal corresponde as leis e regras institucionalizadas, já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como por exemplo crenças, costumes, valores e etc.
Sumário: Mandado de Injunção; Mandado de Segurança Coletivo; Ação Popular; Ação Civil Pública; Constituição Federal; Código de Defesa do Consumidor.