O que define um hotspot é a quantidade de espécies endêmicas e o tamanho da área degradada. Os hotspots, também chamados de hotsposts de biodiversidade, podem ser definidos como áreas com grande biodiversidade, ricas principalmente em espécies endêmicas, e que apresentam alto grau de ameaça.
Os hotspots envolvem as áreas com grande número de espécies endêmicas e que são ameaçadas de extinção. No Brasil, os dois casos são a Mata Atlântica e o Cerrado.
O que são (significado) Atualmente, existem cerca de 35 hotspots, entre zonas e biomas ameaçados, representando cerca de 2,4% da superfície terrestre.
Lista do Hostpots pelo mundo:
Hotspots são lugares ricos em biodiversidade, apresentam espécies endêmicas (espécies de plantas ou animais que só ocorrem naquele bioma) e que tem sua manutenção ameaçada. ... O Cerrado, junto com a Mata Atlântica, são as duas áreas consideradas como Hotspots no Brasil.
As formações campestres do Cerrado são: Campo Sujo, Campo Rupestre e Campo Limpo. No Campo Limpo a presença de arbustos e subarbustos é insignificante, cobrindo menos de 10% do terreno. Já no Campo Sujo, há presença evidente de arbustos e subarbustos em meio ao estrato herbáceo.
As principais causas da devastação do Cerrado são o avanço das queimadas e a retirada de suas matas para a utilização do solo na agropecuária.
A vegetação do Cerrado possui 11 fisionomias (formas) principais e são compostas por: Formações savânicas (Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda); florestais (Mata de galeria, Mata Ciliar, Mata Seca e Cerradão); e campestres (Campo sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre).
Resposta: Os tipos intermediários: cerrado "sensu stricto", campo cerrado, campo sujo, têm fisionomia de savana; os campos limpos têm fisionomia de campo. ... Cerrado é um termo regional brasileiro, para um complexo fisionômico de vegetação que ocorre principalmente no Brasil Central e que tem uma flora própria.
É no Cerrado que o agronegócio brasileiro mais se desenvolve na atualidade. ... Tomando por referência as lavouras de soja e milho, duas das principais commodities da economia nacional, é preciso considerar que tamanha participação do Cerrado no volume total colhido se deve ao incremento da área plantada.
O Cerrado ocupa aproximadamente 1,9 milhão de km2, pouco menos de um quarto do território brasileiro. É o segundo maior bioma do País, abrangendo 12 estados: Maranhão, Piauí. ... O Cerrado produz, hoje também cerca de 20% do milho, 15% do arroz e 11% do feijão.
PLANTIO Indica-se utilizar mudas com altura mínima de 40 centímetros conduzidas com haste única em covas de 40 x 40 x 40 centímetros, adubadas com 15 litros de cama de aviário ou composto orgânico e 200 gramas de superfosfato simples.
A germinação se dá em 40 a 80 dias, e as mudas atingem 30 cm com aproximadamente 12 meses após a germinação. Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 4 x 4 m em climas com inverno mais frio e num espaçamento de 6 x 6 m em climas com inverno quente.
Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 5 x 5 (em climas subtropicais) ou 7 x 7 m (em climas tropicais) em covas abertas com no mínimo 2 meses antes do plantio, estas devem ter 50 cm nas 3 dimensões e convém misturar 2 pás de areia de rio + 6 pás de matéria orgânica aos 30 cm de terra da ...
Plantando: Pode ser plantada a pleno sol ou em reflorestamentos mistos, pois os frutos que alimentam diversos pássaros e animais. No pomar planta-se num espaçamento de 4 x 4 m , em covas profundas com 30% matéria orgânica e 30% de areia saibro.
ESPAÇAMENTO - de porte arbustivo, a planta do mirtilo necessita de covas com dimensões de 40 x 40 x 40 centímetros, com aplicação de calcário e matéria orgânica. Deixe entre as plantas o espaçamento de 1 a 1,5 x 3 metros.
Coloquei cada semente cuidadosamente em um saquinho com terra adubada e bastante solta. Posicionei as raízes voltadas para baixo e as folhas perto da superfície, recobrindo com um pouco de terra.
Após o plantio, a ingazeira começa sua frutificação entre 3 a 4 anos (tempo variável de acordo com a temperatura). A floração acontece entre agosto e dezembro, permitindo a visualização de suas belas flores brancas. A época de colheita do ingá ocorre entre novembro e fevereiro.
Características Gerais: A árvore pode alcançar 25m de altura e é originária da Amazônia. Tronco: é esverdeado passando a cinzento, com superfície lisa com ocasionais rachaduras na casca; este mede 20 a 60 cm de diâmetro. A copa é como guarda-chuva e baixa e os galhos da ponta podem atingir o chão.
Para fazer a propagação de mudas de ingá, colher os frutos e retirar com cuidado parte da polpa, cuidando para não danificar as sementes. Colocar em sacos com substrato de composto orgânico com terra argilosa, mantendo certa umidade e em cultivo protegido.