Equinodermos têm um sistema nervoso radial simples que consiste em uma rede nervosa modificada (neurônios interconectados sem nenhum órgão central) e anéis nervosos compostos por nervos radiais em volta da boca se estendendo por cada braço.
Nessa classe, encontramos os únicos representantes terrestres de moluscos, mas também existem espécies de ambiente marinho e de água doce. Como representantes desse grupo, podemos citar os caracóis, caramujos e lesmas.
Os moluscos vivem em ambientes aquáticos marinho ou de água doce e no meio terrestre úmido. O filo Mollusca é o segundo maior em número de espécies, aproximadamente 50 mil, atrás apenas dos artrópodes.
O corpo dos moluscos se divide em cabeça, massa viceral e pé, sendo que a massa viceral é o cojunto de todos os órgãos internos. O manto, é um revestimento membranoso, que protege a massa viceral. Nos Cefalópodes (polvos e lulas), os "pés" são considerados os tentáculos.
Moluscos marinhos Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole, que podem apresentar conchas calcárias, e que vivem tanto em ambiente aquático como terrestre; seus representantes incluem as lulas, polvos, caracóis, ostras, mariscos, etc.