EQST

Como Saber O Tipo De Multa?

Como saber o tipo de multa?

Para começar, veja quais são os cinco passos básicos para isso:

  1. Tenha em mãos os documentos do carro e a CNH;
  2. Tenha um computador conectado à internet;
  3. Acesse o site do Detran do seu estado;
  4. Acesse a área do site reservada para consulta de multas;
  5. Digite as informações solicitadas, como placa e Renavam.

Quais são as multas gravíssimas de trânsito?

Conheça algumas das infrações gravíssimas mais comuns e saiba como evitá-las:

  • Dirigir com carteira vencida há mais de 30 dias. ...
  • Avançar sinal vermelho. ...
  • Dirigir alcoolizado. ...
  • Dirigir ou transportar em moto ou triciclos passageiro sem capacete. ...
  • Dirigir acima da velocidade. ...
  • Ultrapassagens irregulares.

Quais multas tem efeito suspensivo?

No caso das multas de trânsito, o Efeito Suspensivo é uma possibilidade jurídica para que o cidadão não sofra os efeitos da infração que está sendo recorrida, e assim não precisar pagar a multa, e os pontos não são computados em sua CNH até não esgotarem os Recursos que o cidadão tem direito.

Quanto tempo uma multa pode ficar em efeito suspensivo?

285 aborda que, caso o recurso são seja julgado em 30 dias, a penalidade pode submeter-se a efeito suspensivo. E o que isso quer dizer? Isso significa que, como a penalidade ainda não foi imposta, (por não haver sido julgada) o condutor poderá continuar com a posse da sua CNH.

Quanto tempo a multa fica em efeito suspensivo?

Já em relação às duas instâncias recursais, o § 3º do artigo 285 do Codigo de Transito Brasileiro, prevê que: caso o recurso não seja julgado dentro do prazo de 30 dias, a penalidade poderá ter efeito suspensivo.

O que é uma multa com efeito suspensivo?

Comissão aprova efeito suspensivo dos recursos a infrações de trânsito. ... Isso significa que, enquanto o recurso não for julgado pela autoridade de trânsito, a multa não vai gerar efeitos práticos, como a pontuação da infração na habilitação do condutor.

O que é recurso com efeito suspensivo?

Efeito suspensivo é a paralisação da execução de uma sentença. É produzido por alguns tipos de recurso, seja por força de disposição legal ou de decisão judicial, e dura até que a causa interposta seja julgada.

O que acontece quando uma multa é suspensa?

Multa é a penalidade prevista na legislação para àquele que cometeu a infração. É a consequência. Tem origem após a confirmação do AIT (Auto de Infração de Trânsito), embora deve permanecer suspensa até decisão final da JARI ou CETRAN, como veremos a seguir.

O que significa a palavra suspensivo?

adjetivo Que tem o poder de suspender. Direito Que impede temporariamente a execução de um ato jurídico: recurso suspensivo.

Como entrar com pedido de efeito suspensivo das multas?

Conforme o já citado art. 285, § 3° do CTB, se o recurso não for julgado em 30 dias, a autoridade que impôs a penalidade, por meio de ofício, ou por solicitação do recorrente, poderá conceder o efeito suspensivo. Veja, portanto, que o próprio condutor autuado poderá solicitar o efeito suspensivo ao formular sua defesa.

O que acontece se a multa não cair em 30 dias?

A resposta para essa pergunta é simples: sim, a notificação de autuação expedida depois do prazo de 30 dias leva ao arquivamento do auto de infração . Ou seja, retomando o exemplo da infração registrada em 10 de julho, se o órgão enviar a notificação dia 11 de agosto, as penalidades não devem ser aplicadas.

O que fazer com multas prescritas?

Depois de ter recebido essa notificação, você poderá recorrer da decisão, ou seja, entrar com recurso em primeira instância. Você poderá fazê-lo com ou sem o pagamento da multa. Nesta fase do processo, o seu recurso será julgado por uma Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).

O que é uma multa prescrita?

A prescrição da penalidade de multa ocorre para as infrações que tenham mais de 5 (cinco) anos e 1 (um) dia, contados do trânsito em julgado, o que caracteriza o término dos recursos administrativos.