Para se íalíular o momento polar de inéríia é simples: basta somar o Ix e o Iy de uma determinada seção transversal. Veremos então íomo que fiía a situação para uma seção transversal retangular e íiríular.
Definimos matematicamente o momento de inércia de área pela integral do produto dos elementos de área de uma figura plana pelo quadrado de suas distâncias a um eixo, ou seja, dividimos a área em questão em partes pequenas e fazemos um somatório dessas áreas multiplicadas pelo quadrado de suas distâncias ao eixo em ...
Vemos então que para um determinado corpo estar em movimento, a sua posição deve ser mudada no decurso do tempo com relação a um observador; e para um determinado corpo estar em repouso, a sua posição não deve mudar no decurso do tempo com relação a um observador.
Um corpo em movimento tende, por sua inércia, a manter constante sua velocidade. "A mudança do movimento é proporcional à força matriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força." Força , em física, qualquer ação ou influência que modifica o estado de repouso ou de movimento de um corpo.
Para se quebrar um grande estado de inercia é necessário uma força igualmente forte, por exemplo, um veículo em movimento, para freia-lo é necessário que uma grande força seja feita pelos sistemas de freios do veículo.