De acordo com o projeto da DI, a democracia econômica é a autoridade dos demos (comunidade) na esfera econômica — que requer a distribuição igual do poder econômico. ... Ela envolve a propriedade e controle dos meios de produção pelos demos.
A democracia social trata-se do processo em que o cidadão tem poder de voz ativa na tomada de decisões dentro da sociedade. No Brasil essa forma de democracia ocorre de forma aos cidadães escolherem seus representantes políticos para tomarem as decisões por eles no que se refere a sociedade.
Resposta. Explicação: Suas principais características são soberania popular; da democracia representativa e participativa; um Estado Constitucional, ou seja, que possui uma constituição que emanou da vontade do povo; e um sistema de garantia dos direitos humanos.
Uma teoria sustenta que a democracia exige três princípios fundamentais: 1) a soberania reside nos níveis mais baixos de autoridade; 2) igualdade política e 3) normas sociais pelas quais os indivíduos e as instituições só consideram aceitáveis atos que refletem os dois primeiros princípios citados.
A democracia representativa é o meio eficiente de organização do Estado que consegue soluciona todos os problemas de representatividade da sociedade democrática, principalmente naquilo que refere-se à representação das minorias. ...
Cada Estado brasileiro mantém a divisão administrativa em três poderes. O chefe do Executivo é o governador, eleito a cada quatro anos. Nas assembleias legislativas estão os deputados estaduais, também com mandato de quatro anos, e que têm a função de legislar e fiscalizar o Executivo.
Com a premissa de que todo o poder emana do povo prevista na Constituição Federal de 1988, a nação brasileira enquadra-se na categoria de Estado Democrático de Direito. ... Como o nome sugere, a principal ideia da categoria é a democracia.
Democracia semidireta ou representativa Acontece por meio de representação de políticos em mandatos, mas também pode contar com a participação da população em certos momentos. O Brasil é adepto desse tipo de sistema democrático, apesar de as consultas populares serem muito raras hoje em dia.
A Democracia semidireta, conforme Norberto Bobbio, é uma forma de democracia que possibilita um sistema mais bem-sucedido de democracia frente às democracias representativa e direta, ao permitir um equilíbrio operacional entre a representação política e a soberania popular direta.
A democracia participativa é uma forma de democracia em que há exercício de poder direto do povo, em que há participação inclusive na tomada de decisões políticas. Democracia participativa pode ser chamada também de semidireta: é um modelo democrático que está entre a democracia direta e a representativa.
Conciliando as duas formas de expressão, a República Federativa do Brasil adotou a chamada democracia semi-direta, sendo as deliberações de interesse coletivo tomadas pelos representantes eleitos pelos cidadãos, havendo, contudo, a possibilidade de sobre alguns pontos ocorrer pronunciamento direto pelo próprio povo, de ...