Outro fator que contribui para a pouca utilização das hidrovias brasileiras são os custos cobrados por tonelada no embarque e no desembarque que aumenta em cinco vezes o valor dos transportes em relação aos países desenvolvidos.
Alto custo e outros empecilhos A capacidade de volume de carga também é menor, pois há um controle muito rígido sobre a carga, o volume e o peso — até por questões de segurança. Nesse quesito, os transportes aéreos de carga só levam vantagem frente ao rodoviário.
Vantagens e desvantagens baixa velocidade de transporte; necessidade dos produtos transitarem nos portos/alfândega, implica um maior tempo de descarga; distância dos portos aos centros de produção; estragos ou perdas de carga.
baixa capacidade de carga; alcance de pouca distância em comparação ao tempo gasto com o transporte; maiores chances de extravio de carga, devido a roubos e acidentes.
Em relação a outros meios, os transportes feitos pelas hidrovias são mais demorados que outras modalidades de transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo), posto que muitas vezes dependem das condições climáticas (maritimidade, ventos, etc.), no entanto, seu custo de implementação, transporte e manutenção é muito ...
Por outro lado, as desvantagens do transporte dutoviário são: considerado um transporte lento (com velocidade de 2 a 8 km/h) em relação aos outros, além de apresentar pouca flexibilidade de destinos e de produtos.
O transporte dutoviário é aquele em que se utilizam dutos e canos cilíndricos ocos em espécies de tubulações que formam linhas chamadas de dutovias, que são utilizadas para o transporte dos produtos de um ponto ao outro. ...