Dicas de como regularizar o sono e ter mais energia no dia-a-dia e encarar a rotina.
Dicas para regular o seu sono
Em média, um recém-nascido, costuma dormir 18 horas por dia e não tem ciclo sono-vigília bem estabelecido. Uma criança pré-escolar requer de 10 a 12 horas de sono, um adolescente, 9 horas, e um adulto, de 7 a 8 horas, diminuindo conforme o envelhecimento.
Dos seis aos treze, a recomendação cai para 9 a 11 horas. Já os adolescentes de catorze a dezessete anos devem dormir de 8 a 9 horas por noite para manter a saúde em dia. A orientação não mudou para adultos de 18 a 64 anos: de 7 a 9 horas. Acima dessa idade, a quantidade diminui para 7 a 8 horas.
Em palavras simples, você pode achar que está produzindo mais, mas pode estar produzindo mal sem nem mesmo perceber. Além da diminuição da sua produtividade, dormir 5 horas por dia faz mal também ao seu coração.
Essas necessidades variam por faixa etária, de acordo com a National Sleep Foundation:
15 horas
Ou seja, a regra das 08 horas de sono nem sempre precisa ser seguida à risca. Porém, o que precisa realmente ser seguido é a qualidade deste sono. Seja de 07 ou de 11 horas, é necessário que ele passe por todas as etapas, principalmente a de sono profundo (REM).
A segunda fase é a de um sono mais leve. A temperatura e os rítimos cardíaco e respiratório diminuem e a pessoa é definitivamente conduzida ao limite entre estar acordada e dormindo. Na terceira fase o corpo já começa a entrar em um sono profundo, onde as ondas cerebrais diminuem o ritmo.
Como aumentar as horas de sono profundo
Quando a pessoa tem o sono leve demais durante toda a noite, isso significa que ela não está conseguindo passar da segunda fase. A consequência é que o descanso ficará incompleto, pois é nas fases NREM 3 e REM que há um melhor relaxamento do corpo e quando a mente se permite um maior descanso.