Estética é o mecanismo usado pelo artista para lapidar a palavra como faz o escultor a um bloco de pedra, com o objetivo de transformá-la numa joia e proporcionar o efeito emocional, uma sensação de prazer e emoção no receptor.
A partir do momento em que o ser humano se encontra maravilhado com a totalidade do percebido por conta do seu estado estético diante de uma obra de arte, sua percepção deixa de ser utilitária e passa a ser estética, nesse instante acontece a experiência estética.
Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros.
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. ... O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.
São características da linguagem literária, EXCETO: Alternativa “c”. A linguagem literária é conotativa, isto é, uma palavra, quando usada no sentido conotativo, permite diferentes significados e múltiplas interpretações. A denotação é própria dos chamados “textos não literários”.