O legal para você criar um texto critico e reflexivo, é você começar pesquisando artigos que mostram que as crianças não estão tendo os seus direitos, ai depois que você falar a respeito do que leu nos artigos, você aplica a sua opinião, de uma maneira que faça as pessoas que leem o seu texto concordem com você.
Como elaborar uma redação reflexiva
Você precisa definir os pontos do texto, desenvolve-lo utilizando uma linguagem reflexiva, ou seja, apresentando noções sobre o conteúdo para que a fundamentação teórica siga o desenvolvimento do mesmo.
Os passos são um pouco mais simples:
O termo “pensamento crítico reflexivo” se refere ao contexto necessário para formar pessoas capazes de pensar de maneira crítica, seguindo conceitos de Paulo Freire.
Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente, segundo o site Significados. Segundo o dicionário Aurélio, é a capacidade de analisar, discutir, refletir ou buscar informações antes de tomar uma decisão ou tirar uma conclusão.
O que se pretende, no caso de uma análise crítica, é uma abordagem a um tema, onde se apresente um conjunto bem estruturado de opiniões fundamentadas. Deve procurar-se explorar todas as questões e ideias principais levantadas pelo objecto da análise.
Pessoas críticas demais são aquelas que não conseguem ver nada de positivo nas pessoas e nas coisas. Elas criticam todas atitudes com furor e são ainda mais rígidas quando se trata da opinião que elas tem delas mesmas. ... Imagine aquela pessoa que já é insegura ouvir alguém fazer uma crítica forte sobre ela?
Assim, usam as críticas para fazer você se sentir mal consigo mesmo, por não ceder aos seus caprichos. 3. Elas têm uma necessidade de controle, e quando percebem que outra pessoa está tomando o seu lugar, ficam assustadas e usam as críticas para fazer o outro sentir-se inferior e para que possam reinar novamente.
Se você trabalha com uma pessoa muito crítica, veja algumas ferramentas que podem ajudar a lidar com esta situação:
Veja 4 passos para desenvolver o seu senso crítico:
Uma boa dica é que o interessado na área busque uma formação de nível superior voltada à comunicação, escrita e pensamento crítico. Além disso, aquele profissional que busca ser diferenciado deve buscar uma capacitação técnica, profissionalizante ou até mesmo de nível superior no campo da gastronomia.
COMO DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO
Como estimular o pensamento crítico dos estudantes
7 principais idéias para desenvolver um pensamento crítico
O pensamento crítico ajuda a organizar os pensamentos, manter o foco em objetivos e construir uma disciplina pelo resto da vida. Isso acontece porque o primeiro passo ao avaliar uma situação de maneira crítica é a observação, tentar entender tudo que está acontecendo antes de tirar uma conclusão.
Significa uma tomada de consciência, analisar ou examinar fundamentos e razões de alguma coisa!
O pensamento crítico é um pensamento autodisciplinado que tenta elevar seu raciocínio para o mais alto nível de qualidade e de forma justa. Em outras palavras, pensadores críticos verificam seu próprio pensamento quanto à exatidão, precisão, clareza, relevância, profundidade, amplitude, significado, lógica e justiça.
Crítica é uma expressão que provém do grego kritikē (κριτική), que significa "a arte de julgar" (Japiassu & Marcondes, 1990). Na filosofia, crítica tem o significado de análise. Assim, a "filosofia crítica", em específico, designa o pensamento de Kant e seus sucessores.
Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto. A palavra “crítica” vem do Grego “kritikos”, que significa “a capacidade de fazer julgamentos”.
O senso comum associa-se aquele conhecimento que não passa por reflexão, sendo aceito pela maioria das pessoas sem questionamentos. Por sua vez, o senso crítico é fortemente baseado em procedimentos de crítica e reflexão, além de passar pelo crivo do método científico e na pesquisa.
O senso crítico é importante não apenas durante o período escolar do ser humano, mas toda a sua vida. Um senso crítico ativo auxilia o homem em diversas situações do cotidiano, bem como em circunstâncias onde deve-se agir eticamente e moralmente.
O senso comum associa-se aquele conhecimento que não passa por reflexão, sendo aceito pela maioria das pessoas sem questionamentos. Por sua vez, o senso crítico é fortemente baseado em procedimentos de crítica e reflexão, além de passar pelo crivo do método científico e na pesquisa.
O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado.
A diferença é que o senso comum tem base empírica, está pronto, é prático, é a solução para resolver problemas já conhecidos enquanto que o pensamento filosófico questiona sempre, a filosofia não é a mera opinião ou gostos pessoais.
Verificado por especialistas São exemplos de senso crítico duvidar de uma informação da qual não conhecemos a origem, questionar as tradições, desenvolver um trabalho científico experimental ou mesmo discriminar coisas como melhores ou piores que outras.