Quanto às indicações, enumeram que o iodofórmio pode ser utilizado em associação ao hidróxido de cálcio no tratamento de lesões periapicais, fraturas radiculares, reabsorções dentárias e perfurações radiculares, mas principalmente em lesões periapicais refratárias, pois age muito bem na porção apical do conduto.
A medicação sistêmica é um recurso que pode ser aplicado como acessório na terapia endodôntica no alívio da dor, inflamação e infecção, ressaltando que as avaliações precisas dos pacientes são essenciais para a escolha da terapia sistêmica adequada.
O tricresol formalina é usado como curativo de demora na câmara pulpar de dentes permanentes com necrose pulpar e lesão periapical. Este medicamento propicia a desinfecção do canal, dando condições para reparar as lesões periapicais.
A medicação intra-canal ( curativo de demora ) é uma manobra que, desde os primórdios, vem sendo usada como parte da terapia endodôntica. A medicação intra-canal ( curativo de demora ) é uma manobra que, desde os primórdios, vem sendo usada como parte da terapia endodôntica.
Um dente necrosado é um dente sem vida, já que a lesão acontece na polpa do dente e pode acarretar em diversos problemas para o paciente que não buscar o tratamento adequado para isso. “A necrose pulpar trata-se da morte da parte viva do dente que é chamada de polpa”, explica a endodontista Sofia Cabaleiro.
“Dente morto é aquele que não tem vitalidade pulpar, que é vulgarmente chamado de nervo”, explica o odontologista. Ou seja, é o que ocorre quando o dente está com o "nervo morto". Essa situação pode decorrer de outros problemas bucais, mas não se desespere!