Veja dois exemplos de formulação de concentrados, um com 18% e outro com 24% de proteína bruta: - Concentrado com 18% PB: 68,8% milho moído; 27,2% farelo de soja; e 4% de núcleo (mineral/vitamínico); - Concentrado com 24% PB: 53,1% milho moído; 42,9% farelo de soja; e 4% de núcleo (mineral/vitamínico).
As exigências para manutenção e produção de leite são de 11,91 kg de NDT e de 2,56 kg de PB. Suponhamos que a dose fornecida de concentrado seja de 1 kg de matéria natural de concentrado por kg de leite. Portanto, 25 kg de leite divididos por 3 resulta na dose de 8,3 kg de matéria natural de concentrado por vaca/dia.
As minhas três dicaspara produzir mais leite são as seguintes:
A partir do momento em que o gado entra nos currais de engorda, a responsabilidade do bom desempenho do animal passa a ser de quem vai terminar o boi. Fornecer alimentação adequada e água em abundância é essencial. Em média, um boi consome 14 quilos de comida e até 60 litros de água por dia.
Bezerros e novilhas: 5 a 6 Kg ao dia; Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.
Por sua relação proteína bruta/energia ser de cerca de 4,5:1, é excepcionalmente apropriada para cavalos de equitação com baixa necessidade em energia. Esses animais podem ingerir cerca de 3 kg diários de silagem para cada 100 kg de peso vivo.