Fazer o chá é simples: basta adicionar 15 gramas de folhas picadas da planta em 1 litro de água fervente. Mantenha o preparo abafado por 10 minutos e, depois, coe e reserve. Beba três vezes ao dia. Você pode adoçar o chá com mel para potencializar os efeitos contra problemas respiratórios e resfriados.
Assim, a assa-peixe pode ser utilizada para:
A assa-peixe branco pode ser um arbusto grande ou uma arvoreta: dependendo da sua idade, pode chegar de um a três metros de altura. Suas folhas são simples e de fácil identificação, pois têm margens serrilhadas, mais ásperas na face ventral e com pelos na parte dorsal.
Reproduz-se por sementes em solos pouco férteis, Multiplica-se com facilidade em terrenos de pastagem....COMO PLANTAR O ASSA-PEIXE:
Usada em banhos de limpeza e nos ebori dos filhos do orixá das chuvas. A assa-peixe é uma planta medicinal muito eficaz no tratamento de problemas respiratórios, como gripe e bronquite, por exemplo, pois é capaz de aliviar alguns sintomas, como dor nas costas, dor no peito e tosse.
Indicada para uso interno e externo para adultos e crianças, a erva de passarinho serve para auxiliar a recuperação de várias doenças, principalmente do aparelho respiratório. Seu chá tem eficiência comprovada cientificamente em casos de bronquite, asma, pneumonia e enfisema pulmonar.
Os tubérculos são muito utilizados na alimentação porque armazenam substâncias nutritivas, como, por exemplo, a batata-inglesa. Formados por caule e folhas modificadas, o caule tipo bulbo é geralmente redondo, sendo que na sua parte inferior há raízes; e na posterior, folhas com reservas nutritivas.
Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo. A característica marcante que diferencia a raiz tuberosa do tubérculo é a presença de botões vegetativos (ou gemas), popularmente chamados de olhos.