Escolha uma agulha pequena para a máquina de costura. Tenha algumas agulhas extras à mão enquanto trabalha. É bom trocar as agulhas com frequência, para que você use sempre uma afiada. As fibras da seda são fortes e podem danificar a agulha facilmente. Se estiver costurando à mão, escolha uma agulha bem fina e afiada.
Passo a passo
Método 2 de 3: Costurando o seu primeiro ponto reto
Já o chiffon, além de ser bem lisinho, sem essa textura pigmentada, tem um caimento mais pesado, sem contar que a qualidade é bem inferior a da musseline que é um tecido mais nobre. É ideal para confeccionar vestidos de festa, camisas femininas e até blusinhas de alça, com babados, mais casuais.
➡️A maioria dos tecidos planos possui pequenos furinhos por toda a ourela. Os furos são feitos pelas máquinas sempre no lado direito do tecido. Para saber qual é o lado direito basta observar bem os furinhos. Se eles estiverem certinhos e lisinhos este é direito.
Ela tem seis espessuras diferentes e deve ser trocada levando em conta o tipo de tecido. Ou seja, a 9 e 11 são usadas em tecidos como seda, lycra e malha fina; a 14 é a mais indicada para popeline, ideal, então, para patchwork; e a 16, 18 e 21 são para tecidos pesados, como jeans e sarja.
Saber como cortar tecido sem desfiar ou prejudicar o caimento envolve conhecer bem a fibra com a qual você está lidando. Tecidos finos, por exemplo, são delicados e costumam ser mais difíceis de manusear, por isso, é indicado colocar um papel de seda por baixo e cortar os dois materiais de uma só vez.