Coloque um pedaço de jornal por cima da cera da vela. Ligue o ferro de passar e deixe esquentar bem, depois passe por cima do jornal e da cera. O papel irá absorver a cera conforme ela for derretendo, removendo-a do móvel.
Lustre pisos de madeira para tirar resíduos de cera. Embrulhe um cubo de gelo com plástico e esfregue na cera até ela endurecer. Em seguida, raspe-a com uma faca cega ou com um cartão de crédito.
Para tirar mancha de vela que pingou no tapete ou carpete: Retire o excesso de parafina com uma faquinha. Depois pegue um pedaço de tecido de algodão e passe à ferro em cima da mancha. Aos poucos o algodão vai absorvendo a parafina. O restinho que fica no tapete retire com removedor.
Segue-se o passo -a-passo:
Uma dica é passar amido de milho sobre o móvel recém envernizado. Ele absorve a cera ou óleo em excesso e deixa a superfície mais brilhante e sem marca de dedos. Já os móveis encerados requerem somente uma aplicação de lustra-móveis ocasional. Mas cuidado, nunca passe cera em um móvel encerado.
Os removedores com enxague são mais populares e usados diluídos em água. Normalmente, a medida é de 20 partes de água para 1 parte de removedor. Porém, se a quantidade de cera, de gordura ou de sujeira for muito grande, pode-se aumentar a dose do produto.
“A forma mais simples e eficiente é passar óleo de peroba em cima da mancha com um pano bem macio. Espere secar e passe cera ou lustra móveis como de costume. Você também pode fazer uma mistura com pasta de dente branca (sem ser gel) e bicarbonato de sódio. Passe na mancha e deixe agir por alguns minutos.
Em madeira suja: remover a sujidade incorporada e excesso acumulado de cera com um pano de lã com o removedor de cera. Esfregue na direção das fibras da madeira até que esteja completamente limpa. Em molduras e móveis esculpidos: Use uma escova de aço para chegar ao fundo dos recessos sem riscar a madeira.
Remoção de manchas brancas
- Coloque na mancha óleo de cozinha e sal. Deixe por alguns minutos. Tire e dê um polimento com uma pano limpo e macio. - Passe uma esponja de aço nova e seca suavemente no local seguindo a direção das fibras da madeira para não riscar.
Evite usar produtos altamente abrasivos: água sanitária, esponja de aço e saponáceos também são prejudiciais para o piso de madeira. Além de riscar o chão, eles podem acelerar o desgaste e acelerar a perda de brilho.
Para isso, o álcool etílico vai ser o seu melhor aliado. Esse é um truque bem simples e rápido: é só colocar um pouco do álcool em cima da mancha e esfregar com uma escova de dente. Em vez de aplicar diretamente na roupa, você pode usar um algodão embebido no produto. O produto também serve para manchas de café!
As manchas de álcool sobre a madeira são simples de solucionar. O procedimento é fácil. Você deve molhar a área com água quente deixe a água por uns minutos para que possa fazer efeito, e depois use um pano para secar. Por último utilize um produto especializado para limpar madeira.
Outra alternativa é limpar a superfície manchada com álcool desnaturado (versão do álcool etílico tratado com substâncias químicas), utilizando um pano seco. Mas atenção: não encharque o pano, deixe-o apenas levemente umedecido e esfregue gentilmente, para não correr o risco de danificar a área ainda mais.
Coloque um pouco de álcool isopropílico num pano e esfregue-o com cuidado sobre a mancha. Limpe-a com um pano úmido para remover tudo. Teste numa parte da mesa que não está visível para verificar se o álcool não vai estragá-la. Tente aplicar pasta de dentes na mancha permanente também.
Mas quando isso não é possível, a dica para remover a mancha do piso de madeira é preparar uma mistura 50% de água morna com 50% de álcool. Umedeça um pano macio e aplique sobre a mancha. Esfregue levemente e passe um pano seco em seguida, para evitar danos a madeira.
Como o polimento dos móveis precisa ser realizado toda semana, opte sempre por um produto de qualidade e evite passar álcool na madeira. ... No caso de mobílias em MDF e aglomeradas, o mais aconselhável é realizar a limpeza sem que o pano esteja encharcado, pois a água pode comprometer o tempo de vida útil desses móveis.
Pra remover a mancha da madeira, basta colocar um pano levemente úmido sobre ela e, em seguida, passar um ferro sobre o pano — ou um jatos quentes do secador de cabelos — quantas vezes forem necessárias até a mancha sair. O calor vai fazer com que essa marquinha inconveniente saia aos poucos!
Outro truque que é muito útil para as manchas de acetona é a misturinha vaselina + bicarbonato de sódio. Coloque os dois produtos em um borrifador, aplique na área afetada e esfregue com palha de aço assim como explicado anteriormente. Passe a mistura na superfície toda com um pano macio e espere secar.
Com uma espátula, passe no objeto de madeira e remova a tinta; Lixe o objeto com uma lixa fina e, assim como no método físico, passe um pano com solvente na madeira para finalizar o processo.
1. Faça uma mistura de água, aproximadamente 3 copos, 1 colher de álcool e um pouco de sabão de coco líquido, borrife na superfície que deseja limpar e passe um pano branco, limpo, de preferência de algodão, removendo assim toda sujeira. Para finalizar lave o pano em água corrente e passe novamente em todo móvel.
Use sabão normal de louças, e não de roupas ou de máquina de lavar. Começar com uma solução leve irá limpar quaisquer resíduos da madeira sem danificá-la. Não deixe o sabão secar na superfície da madeira. Aplique pequenas quantidades e limpe com um pano limpo imediatamente.
Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso.