Os filhos de Airá, são autoritários, voluntariosos, enérgicos, cAlmos, teimosos, orgulhosos e guerreiros alternadaMente, não sabem guardar segredos, faladores, fofoqueiros, apegAdos a família.
Ayrá pode ser qualificado como um sentinela de Oxalá, ou melhor, de Oxalufã, um estabelecedor da vontade deste. Saudação de Ayrá: AYRÁ LÊ! Saudação de Xangô: KAO KABIECILE!
Quizilas de Xangô: Rabada, cágado, carneiro. Quizilas de Iansã: Fígado, miúdos, abóbora, feijão fradinho, beterraba. Quizilas de Obaluaiê/Omulú: Porco, sardinha, abacaxi, caranguejo, pipoca. ... Quizilas de Ogum: Perdiz, cana, inhame, manga-espada, feijão preto.
Xangô Alafim, é o falangeiro mais conhecido entre todos os outros....descrevemos abaixo:
Devido ao sincretismo religioso com São Jerônimo, hoje (30) também é celebrado o dia de Xangô para a maioria dos umbandistas e candomblecistas.
Junho - Mês de Xangô Xangô é o Orixá da justiça. Xangô, é viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores.
Xangô é representado pelo Sèrè (chocalho sagrado). Dia: quarta-feira, bom para indústria. Oferenda: Eran àjàpá epo: carne de cágado no dendê.
Como fazer: Separe sete quiabos inteiros para enfeitar o amalá, cortando o restante em rodelas finas, cortando depois a cebol, falando e mentalizando seus pedidos. Misture a cebola cortada com os quiabos, colocando na gamela, enfeitando por cima os seus quiabos inteiros. Regue com mel a oferenda.
Modo de preparo Coloque os quiabos cortados dentro da vasilha e adicione o mel, a água e o azeite, com a mão direita você começará a bater o quiabo como se estivesse batendo ovos para omelete, bata até que fique cheio de bolhas, formando o ajebó. Coloque os papéis com seu nome e os pedidos abaixo de tudo.
Firmeza Simples de Xangô Pegue uma vela marrom, uma branca e uma vermelha e envolva-as com as fitas amarrando-as junto. Acenda as velas e faça uma prece de coração, pedindo o amparo do Orixá Xangô nas suas necessidades, que ele afaste a injustiça, a calúnia e a difamação.
Modo de fazer: Corte os quiabos em rodelas finas, coloque na tigela com água, ponha um pouco de mel e um pouco de azeite por cima e mexa com as mãos até que se forme uma baba viscosa, enquanto estiver amassando com as mãos vá pedindo o que se quer à Xangô, Depois coloque em um lugar alto .
Amalá
Voce sabia que o quiabo não é só ofertado a Xangô? Alimento que na verdade é do culto de Egungum, porém é muito utilizado no culto de vários Orixás como; Òrò (Baba-Eègun) para favorecimento em qualquer assunto, fazer justiça, exemplar os perversos e injustos.
*** Simbolicamente, o quiabo e o vinho tinto representam sabedoria, força interior para superar as dificuldades da vida, atrair soluções, elevação da espiritualidade, justiça e muita prosperidade (energia de Xangô, São Pedro em ação). Macere bem as rodelas do quiabo juntamente na água com o vinho até fazer uma espuma.
Recebendo o presente, Xangô viu logo que era falsidade de Ogum, deduzindo que ele já havia descoberto tudo. ... Exu, que de longe à tudo assistia, esperou Ogum se acalmar e lhe disse: Ogum, "ila" (quiabo) é o que faz Xangô ficar lesado, mande bastante quiabo para ele que você terá vitória.
Tomar banhos de descarrego regularmente pode ajudar a limpar o campo espiritual de influências negativas e trazer ótimas energias para seu dia a dia. Na dúvida do seu orixá consulte o Jogo de Búzios e utilize as ervas de Oxalá , que é pai de todos nós e suas ervas são aceitas por qualquer outro orixá.