As inscrições são realizadas exclusivamente via internet no site da Fundação Getulio Vargas, instituição responsável pela aplicação da prova. A 1ª fase - prova objetiva - está programada para o dia 7 de março de 2021. A 2ª fase - prova prático-profissional - será realizada no dia 2 de maio de 2021.
O processo de inscrições OAB 2021, assim como a aplicação da prova, se dá em duas etapas. No entanto, um dos passos é realizado de forma online, sendo a segunda de forma presencial. Com isso, a chamada pré inscrição deve ocorre no site da seccional da OAB do seu estado, na sessão “Serviços”.
A inscrição OAB 2020 pode ser realizada em qualquer seccional do órgão durante todo o ano. Para saber endereços, acesse https://www.oab.org.br/seccional/, busque por seu estado de residência e compareça à unidade munido com os documentos solicitados.
R$260
As disciplinas cobradas são: ética profissional, direito constitucional, direito civil, direito processual civil, direito trabalhista, processo trabalhista, direito penal, processo penal, filosofia do direito, direitos humanos, tributário, administrativo, ambiental, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Código de ...
Aprenda a montar um cronograma de estudos para a OAB
Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB.
Assuntos mais cobrados na 1ª fase OAB
O exame da OAB também contém algumas questões relacionadas ao direito penal, e os assuntos mais cobrados geralmente são os seguintes:
Processo Civil Recurso em espécie – Processo de execução e Cumprimento de sentença – Procedimentos especiais – Formação do processo e Petição inicial – Audiência preliminar de conciliação ou mediação.
A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar disso, as matérias não possuem o mesmo peso para a formação de sua nota final, uma vez que o número de questões por matéria não é uniforme.
Regras da 1ª fase
A 1ª fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é composta por 80 questões de múltipla escolha divididas em 17 matérias, que vão desde conteúdos obrigatórios no curso de Direito até alguns conhecimentos exigidos pela própria OAB.
Ao analisar a tabela, lembre-se de que a peça vale 5 pontos e as questões, somadas, também valem 5 pontos. Estas duas últimas tabelas demonstram que, em termos de aproveitamento, a matéria lider é Direito Civil, com a maior nota geral. Já as matérias que apresentaram menor nota geral foram Tributário, Penal e Trabalho.
Cada fase tem as suas peculiaridades, isso é verdade, mas para ter uma ideia de qual é a mais difícil, a Folha Dirigida fez um enquete com os seus leitores. O resultado foi quase um empate: 51% apontaram que a segunda fase é mais difícil, por outro lado, os 49% restantes escolheram a primeira como a mais complexa.
Funciona da seguinte forma: quatro questões abertas valendo 1,25 pontos cada e uma peça prático-profissional valendo 5 pontos. Para ser aprovado, é preciso fazer pelo menos 6 pontos no total.
Abaixo, você confere o número do exame e peça solicitada....
Dos 30 exames unificados, as peças da 2ª fase de Constitucional foram as seguintes, em ordem decrescente de exigência. Contabilizando os exames repetidos e os que admitiram o ingresso de duas peças, foram exigidas, até hoje, 34 peças.