Ensinava que a corrupção tem sua origem num coração ímpio (17:9), e que sem um novo coração, novas intenções e um novo espírito, o homem é incapaz de fazer o bem (13: 23). Tal mudança só poderia ser efetuada por um ato soberano e criador de Deus (24: 7; 31: 31-34).
Pode-se dizer que a missão de Jeremias consistia em alertar o povo a respeito de das consequências de sua desobediência , tendo por reação aos alertas rejeição da mensagem . Ele se tornou um dos profetas que anunciaram o Exílio , no qual viu seu povo perder suas instituições e a própria terra.
Egito
Anatote
Anatote
profeta Jeremias
O Livro das Lamentações, ou איכה (ʾêkāh) cuja tradução literal é "Oh! ... As Lamentações são usadas na Liturgia da Igreja Católica por ocasião da Semana Santa, para lembrar o sofrimento de Jesus.
Significado de Lamentação Lamento; fala triste, geralmente acompanhada de gemidos e clamores.
Jeremias
Os Evangelhos Apócrifos – não reconhecidos à época da elaboração do livro sagrado do cristianismo – também apresentam alguns relatos relacionados a Jesus. ... O resultado é O quinto evangelho, uma análise instigante dos segredos referentes aos anos perdidos de Cristo e à possibilidade de Ele ter sobrevivido à crucificação.
No ano 70, seis anos depois de sua conclusão, em 64, o templo foi destruído por uma rebelião de soldados romanos que se revoltaram contra os judeus que não assimilaram a fé que defendiam. O rei Eclesiastes, filho do rei Davi, critica os atos pela vaidade que somente causam lamentações (Eclesiastes, 1:1-18).
Jeremias, mais conhecido com o “profeta chorão” escreveu o livro de Lamentações logo após a queda de Jerusalém em 586 a.C. Jerusalém havia sido destruída pela Babilônia, e os judeus haviam sido mortos, torturados ou levados como escravos.
Ponha o seu rosto no pó; talvez ainda haja esperança. É necessário suportar a dor quando se é jovem. A dor serve de amadurecimento e experiência para não sofrermos mais depois, para aprender com os erros. ... Entregue a Deus a sua raiva, a sua tristeza, por que talvez ainda haja esperança.
Façamos nossas as palavras de Jeremias, quando, em meio a uma calamidade de sua nação, disse: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3.
Jeremias nos ensina dizendo, o que me pode dar esperança é:
Durante a sua longa história, Jerusalém foi destruída pelo menos duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes e capturada e recapturada outras 44 vezes. A parte mais antiga da cidade foi estabelecida no IV milénio a.C..
O Primeiro Templo foi destruído pelos babilônios no ano de 586 a.C., e a nova construção se deu a partido do ano 516 a.C..
Com a derrota da Grande Revolta Judaica contra o domínio romano, em 70, Jerusalém foi tomada pelas forças do comandante romano, Tito. ... A destruição de Jerusalém, também conhecida como Cerco de Jerusalém, ocorreu durante o governo do imperador romano Vespasiano.
Jerusalém é um antiquíssimo centro urbano, repleto de história e tradição religiosa. Representa o lugar sagrado para os judeus, cristãos e mulçumanos. ... Jerusalém, em hebraico Yerushaláyim, é derivada da palavra Yir'a, que significa temor a Deus, mais a palavra Shalem, que significa perfeição.
Uma das cidades mais antigas da humanidade, Jerusalém deveria ser um símbolo da tolerância e da busca pela paz — cristãos, muçulmanos e judeus consideram o local sagrado por abrigar símbolos que são pilares dessas religiões. ... Não seria a primeira vez que as diferenças dividem Jerusalém.
O templo começou com um altar, feito no local onde havia o antigo templo, e suas fundações foram lançadas em 535 a.C.. Sua construção foi interrompida durante o reinado de Ciro, e retomada em 521 a.C., no segundo ano de Dario I. O templo foi consagrado em 516 a.C..
No decorrer de sua história, Jerusalém teve dois grande templos. O primeiro foi construído pelo Rei Salomão, e que anos mais tarde seria destruído pelo Babilônicos. Depois, Herodes, o Grande, construiu o Segundo Templo, mais ou menos na época de Jesus, no primeiro século.
Reconstrução de Jerusalém Neemias permaneceu na Judéia por doze anos atuando como governador (Neemias 5:14), realizando diversas reformas, apesar da oposição que encontrou (Neemias 13:11).
O ponto de partida para as “setenta semanas”, de acordo com o Historicismo, é a “saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém" (vs. 25). Isso ocorreu no sétimo ano de Artaxerxes I (Ezrá, Esdras 7:7, 8), quando ele emitiu seu primeiro “decreto” (vs. 11-26).
Segundo o relato bíblico, a reconstrução do templo foi designada pelo xá aquemênida Ciro.
Artaxerxes I Longímano (Artaxšaça em persa antigo) (? — 424 a.C.) foi um rei da Pérsia. Filho de Xerxes I, e foi sucedido por seu filho Xerxes II. Seu apelido longímano foi dado porque ele tinha a mão direita maior que a mão esquerda.
Jerusalém sofreu sucessivas invasões e seus muros foram destruídos, quase que por completo pelo menos três vezes. A última reconstrução ocorreu entre 1535 e 1538 d.C., quando Jerusalém fazia parte do Império Otomano, segundo ordem de Solimão I.
Enormes muros de pedra costumavam ser a última defesa das antigas cidades – estruturas construídas para proteger seus habitantes dos inimigos. Ao longo dos séculos, muitas dessas fortalezas ruíram.
70 d.C.
O Primeiro Templo, ou Templo de Salomão, foi construído no século X a.C., e derrubado pelos babilónios em 586 a.C. O Segundo Templo, entretanto, foi construído por Zorobabel após o Exílio Babilônico, e voltou a ser destruído pelos romanos no ano 70 da nossa era, durante a Primeira Guerra Judaico-Romana.