Uma corrente elétrica que muda o potencial de membrana pós-sináptica para criar um potencial pós-sináptico mais negativo é gerada. A despolarização também pode ocorrer devido a um IPSP se o potencial reverso é entre o limite de descanso e o potencial de ação limite.
Se o sinal produzido na membrana pós-sináptica for a despolarização, iniciando o potencial de ação, então será uma sinapse excitatória. Se o sinal produzido na membrana pós-sináptica for de hiperpolarização, a ação resultante será inibitória do potencial de ação, portanto nesse caso há uma sinapse inibitória.
SINAPSE EXCITATÓRIA Sinapse excitatórias são aquelas onde a membrana pós-sináptica é despolarizada, como por exemplo, as sinapses entre neurônios motores e músculos esqueléticos, (EPSP). ... A carga negativa é transferida para dentro de célula e o potencial de membrana aumenta.
O glutamato é o principal transmissor excitatório do sistema nervoso central. O GABA é o principal neurotransmissor inibitório do cérebro dos vertebrados adultos. A glicina é o principal neurotransmissor inibitório da medula espinhal.
A melatonina é um (hormônio): produzido naturalmente pelo corpo humano e uma de suas funções básicas é a indução do sono. Ela é um hormônio ligada ao ciclo circadiano que organiza as funções do corpo quando estamos acordada ou durante o sono.