Na parte interna, o epicondilo medial é o local de inserção dos músculos do antebraço responsáveis por fechar os dedos e fletir o punho. Estas duas áreas são importantes pois são áreas comuns de dor no cotovelo.
A articulação do cotovelo é formada pelo osso do antebraço (úmero) e os ossos do antebraço (rádio e ulna). Na extremidade inferior do úmero existem duas protuberâncias ósseas chamadas epicôndilos. A saliência mais próxima do tronco chama-se epicôndilo medial.
A articulação do cotovelo é uma articulação sinovial encontrada no membro superior entre o braço e o antebraço. É o ponto de articulação de três ossos: o úmero do braço e o rádio e a ulna do antebraço. A articulação do cotovelo é classificada estruturalmente como uma articulação sinovial.
«Ter dor de cotovelo» significa ter inveja. Quando se bate com o cotovelo em algo, a dor é muito forte, pois está saliente a articulação do húmero com o cúbito.
Ângulo de carregamento Na biomecânica essa angulação é chamada de valgo cubital, em médias antropométricas esse ângulo varia em cerca de 15º, sendo de 11º a 14º em homens e 13º a 16º nas mulheres.
O cotovelo normal tem uma amplitude de 150°, sendo a extensão (esticar) normal de 0° e a flexão (dobrar) de 150°, com variações entre os indivíduos. Além do movimento de extensão/flexão, o cotovelo também pode perder os movimentos de rotação do antebraço (pronação/supinação), sendo o normal de 80º.
Com o objetivo de avaliar a resistência muscular dos membros superiores, o teste de flexão de cotovelos deveria verificar fundamentalmente a capacidade de manter um movimento em ritmo constante, exercido pelos músculos dos membros superiores (principalmente pelo tríceps).
Sacco / 2001 2 Articulações Úmero-radial e Úmero-ulnar (cotovelo) • Articulação em gínglimo – 1 grau de liberdade: • Flexão (130-145o ativa e 160o passiva) e extensão (0-5o) • Movimentos de rolamento e deslizamento Articulam-se: Tróclea do úmero na incisura troclear da ulna Capítulo do úmero na fóvea articular do rádio ...
O principal músculo responsável pela extensão do cotovelo é o tríceps. O movimento teste ocorre no plano sagital. Ao realizar este teste, evitar a flexão do ombro e observar a posição do antebraço, se não estiver na posição anatômica.
Eixo de referência: O movimento se dá no plano sagital. O eixo é fornecido pela articulação do cotovelo, através da qual passa o eixo transverso. Direção: Durante a flexão o antebraço se move para cima e se aproxima do braço, resultando em um ângulo reduzido entre os mesmos.
O complexo articular radioulnar é composto por 3 articulações: 1) radioulnar proximal; 2) radioulnar média; 3) radiodistal; A ação simultânea destas permite a pronação e supinação do antebraço. na extensão a limitação é decorrente do contato entre o olécrano da ulna e o úmero.
Os principais estabilizadores do cotovelo são os ligamentos colaterais medial e lateral e a articulação ulnoumeral. O ligamento colateral medial tem origem na superfície ântero-inferior do epicôndilo medial e une a ulna ao úmero, proporcionando suporte e resistência nas sobrecargas em valgo.
O ligamento colateral radial é pouco distinguido da cápsula articular. ... Sua principal função é estabilizadora aos esforços em varo da articulação úmero-radial. O ligamento colateral lateral ulnar origina-se na porção média do epicôndilo lateral e insere-se no tubérculo da crista dos músculos supinadores da ulna.
Articulação esferóide: também chamada de cotiloide, caracteriza-se por uma estrutura óssea redonda ajustada a uma depressão semelhante a um copo no outro osso. Realiza movimentos de flexão-extensão, abdução-adução, rotação-circundução.
- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise.