Grafia usada em todos os países falantes de língua portuguesa exceto no Brasil, onde se escreve ônibus.
A palavra óculos surgiu com o termo ocularium, na Antiguidade Clássica. O termo era utilizado para designar os orifícios das armaduras dos soldados da época, que serviam para permitir que os mesmos vissem.
Todos os óculos, seja de sol ou de grau, possui esses “números” na haste. ... Haste é a lateral dos óculos. E aro é o local onde as lentes são acomodadas.
Haste: A famosa “perninha” é onde o óculos é sustentado e por onde é apoiado nas orelhas.
Historiadores acreditam que a fabricação de lentes começou antes do descobrimento do primeiro par de óculos no século XIII em Nüremberg, Alemanha. Os famosos artesãos de vidro faziam lentes manualmente para serem usadas como lupa sobre os textos. Os óculos de Nüremberg tinham movimento de um compasso.
Robert Grosseteste e Roger Bacon criaram os primeiros óculos modernos, mas foi Benjamin Franklin, em 1785, que inventou os primeiros óculos bifocais para enxergar de longe e de perto. A produção de óculos modernos começou em 1850.
O primeiro par de óculos com lentes escuras e armação surgiu na Alemanha, no século XIII, ainda pesado e desconfortável. Foram os franceses, no século seguinte, que introduziram um novo design e o nome de pince-nez (pinça de nariz), porque ficava preso na ponta do nariz.
Origem do óculos de sol Eram feitos em madeira ou marfim com uma pequena abertura, simulando a abertura dos olhos, dessa maneira ele evitava a cegueira da neve. ... O registro mais antigo que temos sobre óculos com lentes escuras que protegiam do sol é do Imperador Nero, no século I, na Roma Antiga.
Em 1937 o nome da marca foi baseado na mistura do termo em inglês raio (Ray) e as três primeiras letras do verbo banner (Ban), pois os óculos reduziam ou eliminavam a incidência de raios UV nos olhos. Em 1940 surgiram os óculos com lentes degradê espelhadas.