Ainda de acordo com a pesquisa, a taxa trimestral de desemprego no Brasil foi de 13,9% no trimestre de outubro a dezembro de 2020 e atingiu 13,9 milhões de pessoas.
A taxa de desemprego no Brasil foi de 14,1% no trimestre de setembro a novembro de 2020 e atingiu 14 milhões de pessoas. ... Na comparação com o trimestre anterior (junho a agosto), o cenário é de estabilidade (14,4%). Já em comparação com o mesmo trimestre de 2019, são 2,9 pontos percentuais a mais (11,2%).
27,1%
Causas do desemprego diminuição do poder aquisitivo do brasileiro, o que o obriga a consumir menos e reduzir a circulação de dinheiro no país; substituição de mão de obra por máquinas; baixa capacitação da população (o que é agravado quando os habitantes não têm acesso a uma educação pública de qualidade).
Essa é a maior taxa da série histórica, que começou em 2012, e corresponde a 14,1 milhões de pessoas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 27/11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
14,6%
O desemprego, de forma simplificada, se refere às pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho. Assim, para alguém ser considerado desempregado, não basta não possuir um emprego. ... uma dona de casa que não trabalha fora.
Resposta. Resposta: Assim, para alguém ser considerado desempregado, não basta não possuir um emprego. Veja alguns exemplos de pessoas que, embora não possuam um emprego, não podem ser consideradas desempregadas: um universitário que dedica seu tempo somente aos estudos.
O termo desemprego alude à falta de trabalho. Um desempregado é um indivíduo que faz parte da população activa (que se encontra em idade de trabalhar) e que anda à procura de emprego embora sem sucesso. Esta situação traduz-se na impossibilidade de trabalhar e, isto, contra a vontade da pessoa.
O desemprego compreende o momento em que as pessoas não possuem rendas ou salários, para se sustentarem e crescerem de forma produtiva na sociedade. ... Existem diversos motivos que levam ao desemprego, como a má qualificação ou capacitação do individuo, além da alta competividade, principalmente na sociedade atual.
Os desalentados são os trabalhadores desempregados que desistiram de procurar emprego e não são incluídos na taxa de desocupação. ... Já na comparação com o ano passado, somente os trabalhadores da indústria tiveram alta no rendimento médio.
Desalentada é a pessoa não está empregada e nem tomou providências para conseguir emprego, embora aceitasse uma vaga se alguém oferecesse. São pessoas desiludidas com o mercado de trabalho.