EQST

Como Saber Se Um Sinal Perigoso?

Como saber se um sinal perigoso? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como saber se um sinal é perigoso?

Há três fatores relevantes: 1- Cor da pele: pessoas claras são mais sujeitas. 2- Quantidade das manchas: quanto mais numerosas, maior a probabilidade de se tornarem malignas. 3- Local de residência: quem se expõe com frequência e longamente aos raios ultravioleta, eleva o risco de câncer.

Quando se preocupar com sinal?

Sintomas novos, como coceira, sangramento ou formação de crosta, também soam o alarme. Constatando-se um ou mais desses sintomas, é aconselhável consultar o dermatologista e, em caso de dúvida, mandar extrair o sinal.

É normal ter muitas pintas no corpo?

E, apesar de não ser sentença de um tumor, o excesso de pintas pelo corpo, mesmo que normais, já é sinal de alerta. “Os estudos mostram que ter mais do que 50 é um fator de risco para o melanoma”, aponta Alessandra. Antes de tudo, geralmente são as pessoas mais brancas que acumulam pintas.

O que pode ser pintas no corpo?

As pintas são compostas de aglomerados de melanócitos, células que produzem melanina e se formam na camada que fica abaixo da epiderme. Conhecidas pelos médicos também como nevos, costumam aparecer entre a infância e a adolescência, quando são consideradas benignas.

O que significam as pintas no corpo?

Muitas vezes, pintas no corpo, mesmo charmosas, podem indicar algum tipo de câncer. Por isso, conhecer e monitorar a pele é extremamente importante para um diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, evitando que as manchas evoluam. Quando descoberto precocemente, o câncer de pele tem grandes chances de cura.