O mais conhecido é o extrato de repolho roxo, em que basta você bater uma folha desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador, filtrar e, pronto, você tem um ótimo indicador natural.
Usando um kit de análise caseiro
O lado direito do medidor marca o nível de pH da água (escala que vai de 6.
Para encontrar o valor correto de cloro livre na piscina, basta utilizar uma fita-teste que geralmente mede não só o cloro livre mas também o nível de pH e a alcalinidade da água.
Como medir o cloro da piscina usando o Kit Fotômetro: Retire a cubeta do fotômetro e adicione os reagentes na amostra, agitando suavemente até que a mistura fique homogênea. Insira novamente a cubeta no fotômetro. O resultado aparecerá no visor em unidade de ppm, que é igual a 1 mg por litro.
Para medir o pH da água é possível utilizar os medidores de pH ou as fitas medidoras de pH. Dentre os medidores, podemos incluir alguns tipos de pHmetros, desde os de bancada até os portáteis e modelos de bolso.
Ou seja, o pH da água é o potencial hidrogeniônico que ela tem. Em outras palavras, a quantidade do íon H+, que pode variar entre 1 e 14. Dentro dessa escala, de 1 a 6 o pH é considerado baixo e por isso a água é ácida. Com pH 7 a água é neutra, e entre 8 e 14 ela é alcalina.
Ele varia entre 5 e 8 nas águas vendidas na região. Mas o pH ideal deve variar entre 7 e 9,5, mais alcalino. Isso porque pHs mais ácidos, de 0 a 6, atrapalham o organismo em sua tarefa de anular os radicais livres. Quanto mais, melhor.