Quais são os 4 principais cursos das Ciências Sociais Aplicadas?
As ciências sociais estudam a vida e o comportamento humano, avaliando como as pessoas pensam e agem, formam grupos e se relacionam com outras pessoas ou povos. ... Para diversos estudiosos, as comunicações, a educação, a geografia, a história e o direito também podem ser considerados ciências sociais.
As ciências sociais são divididas em três áreas: a antropologia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; a ciência política, centrada nos temas do poder e a sociologia, voltada para o estudo das relações em sociedade.
Os principais métodos de abordagem são: indutivo, dedutivo, indutivo-dedutivo, hipotético- -dedutivo, dialético e método da complexidade. Já os métodos de procedimentos podem ser compreendidos como sendo as técnicas utilizadas em cada abordagem.
Na prática, as ciências sociais e humanas utilizam o método na investigação científica sobre a realidade social, ou seja, na aplicação de técnicas de pesquisa científica a situações e problemas concretos em um contexto social, para os quais se buscam respostas e novos conhecimentos.
Para isso, Comte estabelece o Método Sociológico, o qual consiste em uma análise dupla pautada na Estática e na Dinâmica sociais. A Estática Social consiste em estudar as Instituições Sociais responsáveis por manter a Ordem, sendo elas a Família, a Religião, a Propriedade, o Estado e a Linguagem.
Descreve métodos de pesquisa e pensamento específicos a determinados autores como Descartes, Bacon, Galileu, Popper, etc.