Classificação dos óxidos
Monobase: apresenta um único grupo OH-. Exemplo: KOH (hidróxido de potássio). Dibase: se caracteriza pela presença de dois grupos OH-. Exemplo: Mg(OH)2 (hidróxido de magnésio).
Já com outros compostos não ocorre o mesmo. ... Definição de ácido de Arrhenius: Ácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo como íon positivo apenas o cátion hidrogênio (H+).
O processo de estruturação consiste nos seguintes passos:
Assim, a fórmula do hidróxido de sódio é:
A carga da hidroxila (OH) é -1, então ela pode receber 1 elétron de cada vez. Visto isso, os cátions que doam 2 ou mais elétrons, vai precisar que 2 ou mais hidroxila (OH)- recebam eles. Por isso no Fe2+, por exemplo, precisou de 2 hidroxilas (OH)-, para receber estes 2 elétrons. Aí fica Fe(OH)2.
NaOH
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também usado para desobstruir encanamentos e sumidouros pelo fato de ser corrosivo.
O nome das bases é formado pela palavra hidróxido seguida da preposição de e do nome do cátion: hidróxido de sódio (NaOH), hidróxido de potássio (KOH), hidróxido de alúminio [A1(OH)3] etc. Alguns metais podem apresentar mais de uma valência e, assim, formar mais de uma base.
O hidróxido de potássio cuja fórmula molecular é o KOH pertence a classe das bases, sendo classificada como forte, e é também comumente chamado como potassa cáustica.
Hidróxido de Cobre II
Escreva as fórmulas das bases a seguir:
Hidróxido de magnésio
CsOH. Pt(OH)4. Hg(OH)2.
kfittel está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos.
Hidróxido de chumbo IV ou hidróxido plúmbico = Pb(OH)4. Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH - (hidróxido).
Exemplos: bases de metais alcalinos e de alguns metais alcalinoterrosos; * Base fraca: α < 5%. Exemplos: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).
Portanto, os sais são compostos iônicos, considerados eletrólitos, formados pela reação entre ácidos e bases. Nesse tipo de reação, denominada salificação ou neutralização, forma-se o sal e a água. ... Na presença de moléculas de água, os sais sempre dão pelo menos um cátion diferente do H+ ou um ânion do OH–.