O CIDR é uma sigla para Classes Inter-Domain Routing, e ele é considerado um método para repartir os endereços IP e para rotear. Foi em 1993 que o CIDR foi introduzido pela Internet Engineering Task Force, e desde então esse método tem sido utilizado para substituir a arquitetura anterior que endereçava as redes.
Para calcular o número de hosts, examine o terceiro e o quarto octeto. Depois de pegar emprestados 10 bits para a sub-rede, há 6 bits de host restantes no terceiro octeto e 8 bits de host restantes no quarto octeto.
Vamos escolher um número decimal que vai de 0 a 255, por exemplo, 252. Na tabela, marque 1 no número mais próximo de 252, nesse caso 128. Agora vá somando os números posteriores até chegar a 252 (sem passar). Por exemplo, 240+8=248, 248+4=252.
Encontre a máscara de sub-rede. Ela está localizada na seção intitulada "Adaptador Ethernet Conexão Local". Encontre a linha que começa com "Máscara de sub-rede" e olhe na frente dela para encontrar a máscara de sub-rede. A maioria dos números de máscara de sub-rede começa com uma sequência de 255, como 0.
Rede Classe C (/24) Podem ser definidas no máximo 2.
Máscaras de Subrede para Classe A
Já o IP é o Internet Protocol (protocolo de internet ou de interconexão), que define a mecânica de transmissão dos datagramas. Ele é responsável pela comunicação entre os hosts de uma rede, administrando o transporte de uma mensagem do host de origem até o host de destino.
Protocolo é o conjunto de regras sobre o modo como se dará a comunicação entre as partes envolvidas. Protocolo é a "língua" dos computadores, ou seja, uma espécie de idioma que segue normas e padrões determinados. É através dos protocolos que é possível a comunicação entre um ou mais computadores.
Na realidade, o TCP/IP é um conjunto de protocolos. Esse grupo é dividido em quatro camadas: aplicação, transporte, rede e interface. Cada uma delas é responsável pela execução de tarefas distintas. Essa divisão em camadas é uma forma de garantir a integridade dos dados que trafegam pela rede.
O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação envie um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6 a um destino, porém sem qualquer tipo de garantia que o pacote chegue corretamente (ou de qualquer modo).