Ato ou efeito de guinar, isto é, desviar lateralmente o avião da sua rota, seja para a direita ou para a esquerda. Esse movimento é estabelecido em torno do eixo vertical do avião.
Auxiliam na sustentação da aeronave. São mecanismos localizados nas pontas das asas. Auxiliam na rotação do avião. Quando o aileron da asa esquerda se move para cima, automaticamente o da asa direita atua para baixo – e vice-versa.
Os flaps são instalados na parte de trás da asa, chamada “bordo de fuga”, e ficam embutidos nas asas durante o voo de cruzeiro. Quando acionado, pode ser estendido com diferentes ângulos, oferecendo maior sustentação ou ajudando a reduzir a velocidade da aeronave, ou as duas funções ao mesmo tempo.
Agora vamos aos fatos. Os aviões voam por conta da sustentação gerada pelo ar que passa pelas asas. Isto é, para que eles se mantenham no alto, é necessário que as turbinas estejam ligadas e criando um grande fluxo de ar pela fuselagem da aeronave. Caso não haja esse fluxo, o avião perde sustentação e despenca.
Isso é feito através de conchas defletoras que acionam e desviam os gases oriundos da turbina forçando-os a formar um ângulo de 45 graus, o que produz uma força de empuxo contrária ao sentido normal de deslocamento da aeronave gerando forte desaceleração.
O trem de pouso é acionado com a perna, dando um chute no ar.
Um freio aerodinâmico é um painel em conformidade com a superfície de uma aeronave que pode ser aberto com pressão hidráulica a fim de criar arrasto, semelhante a spoilers que estão nas bordas das asas da aeronave e abrem em uma posição ascendente forçando o avião em direção ao solo.
O avião é equipado com seis rodas - duas no trem de pouso da direita, duas no da esquerda e duas no trem de pouso do nariz. Foi uma das rodas da esquerda que se soltou durante a decolagem. O motivo do incidente ainda está sendo investigado.
Em um trem, a locomotiva possui 4 rodas de cada lado e cada vagão possui 6 rodas de cada lado, e assim por diante... a) Quantas todas tem ao todo um trem de 3 vagões ?
Para sustentar o maior avião de passageiros do mundo, são necessárias 22 rodas no trem de pouso do A380.
Por conta disso, tanto a Michelin quanto a Bridgestone desenvolveram compostos específicos para o A380. O gigante usa 22 pneus, sendo 20 localizados no meio da fuselagem e dois no trem de pouso dianteiro.
O A380 tem uma cabine de 478 metros quadrados de espaço utilizável do piso, 40% a mais que o segundo maior avião de passageiros, o Boeing 747, e oferece capacidade para 525 pessoas em uma configuração de três classes ou até 853 pessoas em uma única classe econômica.