As reações químicas são o resultado da transformação que ocorre nas substâncias, onde os átomos rearranjam-se modificando seu estado inicial....Reações de síntese ou adição.
Os reagentes são as substâncias químicas que temos no inicio da reação e que ao se misturarem forma os produtos, substâncias químicas que temos ao final da reação. ... Nesse caso a celulose (C₆H₁₀O₅) e o gás oxigênio (O₂) são os reagentes e o carvão (C), gás carbônico (CO₂) e a água (H₂O) são produtos.
O reagente em excesso é aquele que está em uma quantidade estequiométrica superior a dos demais reagentes. Ou seja, ele é chamado de reagente em excesso porque não vai ser inteiramente consumido na reação. Isso porque os demais reagentes não existem na reação em quantidades suficientes para consumi-lo.
O reagente limitante limita (impede) o prosseguimento da reação quando se encontra numa quantidade menor a necessária; portanto é aquele que está em falta.
Pureza dos reagentes é a determinação matemática do teor ou grau (porcentagem) da substância de interesse para uma reação química, a partir de uma amostra de matéria-prima.
Resposta. Por meio da determinação precisa das propriedades específicas da substância. Fazendo uma análise denominada titulação.
O grau de pureza (p) é dado pela divisão entre a massa da substância pura e a massa total da amostra. Por exemplo, o calcário (carbonato de cálcio – CaCO3) é um minério utilizado para se fabricar a cal virgem (óxido de cálcio – CaO).