Você já deve saber a diferença entre palato duro e palato mole, mas se não sabe, rapidamente a diferença é que palato duro é a parte esquelética, formado por ossos, enquanto o palato mole é formado por músculos. O palato duro corresponde a porção anterior, e o palato mole a porção posterior do palato.
A garganta é uma passagem muscular através da qual os alimentos passam para o esôfago e o ar para os pulmões. À semelhança do nariz e da boca, a garganta é revestida por uma membrana mucosa, composta por células que produzem muco e têm projeções filiformes (cílios).
Várias causas de edema de úvula têm sido relatadas: alergia, infecçao, trauma, mecânica/traumática, angioedema hereditário e reaçao a fármacos, incluindo inibidores da enzima conversora da angiotensina (iECA)1-4.
Inflamação da úvula Assim como a garganta e as amígdalas, o sininho da garganta também inflama e contrai doenças. Esse caso é conhecido como uvulite. Essa doença é causada geralmente por causa de uma infecção na úvula. Contudo, pode acabar se tornando uma lesão o uma alergia.
Opções naturais para garganta inflamada
Uma excelente sugestão do que comer durante o período em que a garganta dói, para aliviar o incômodo, pode ser:
Xô dor de garganta: confira os alimentos que aliviam esse incômodo
Alimentos para evitar Torradas, cereais, granolas e outros alimentos mais durinhos devem ser dispensados das refeições diárias nesse meio-tempo. Isso porque eles arranham a garganta e causam uma dor ainda maior. Alimentos picantes, com muito tempero e até os mais ácidos não são também boas opções.
Pimenta, vinagre, gengibre e até frutas muito ácidas, como laranja ou limão, podem irritar a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, essas substâncias agressoras têm grande chance de piorar o quadro.
A dor de garganta viral dura cerca de uma semana — o tempo que a infecção demora para acabar naturalmente. Já a bacteriana pode se acentuar e exige o uso de antibiótico.